XXI ALAM
Resumo:1244-3


Poster (Painel)
1244-3AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE SOLÂNEA-PB
Autores:Kívia Alessandra Gouveia da Silva (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Edvânia da Silva Pereira Brasil (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Elisandra Costa Almeida (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Adja Cristina Lira de Medeiros (USP - Universidade de São Paulo) ; Priscilla Diniz Lima da Silva (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

Os alimentos utilizados para o consumo humano não podem conter um crescimento exuberante de diferentes microrganismos, estes devem ser preparados e monitorados de maneira adequada, visando impedir a transmissão das conhecidas Doenças Transmitidas por Alimentos. A feira livre é considerada um dos locais mais tradicionais de comercialização de alimentos a varejo. Entretanto, é motivo de preocupação e cautelas frequentes, em virtude de suas deficiências higiênico-sanitárias. Com isso o objetivo deste estudo foi avaliar as condições higiênico-sanitárias dos produtos cárneos procedentes de amostras do mercado público de Solânea-PB. As amostras foram coletadas em feiras livres da cidade de Solânea–PB. As análises realizadas foram: Coliformes termotolerantes, Staphylococcus aureus, bactérias aeróbias mesófilas, fungos filamentosos e não filamentosos e Salmonella ssp.. O resultado para a pesquisa da carne bovina do número mais provável de coliformes termotolerantes foi > 1,1 x 103 NMP/g. O resultado da pesquisa de Staphylococcus coagulase positiva foi 7,7 x 104 UFC/g. O resultado da contagem de bactérias aeróbias mesófilas foi superior a 103 UFC/g, sendo 8,9 x 104 UFC/g. Com relação à contagem de fungos filamentosos e não filamentosos, os resultados são de 1,5 x 104 UFC/g. Nesta pesquisa não foi detectada presença de Salmonella ssp.. Conclui-se que a qualidade microbiológica da maioria das carnes in natura comercializada em feiras livres do município de Solânea-PB encontra-se fora dos padrões estabelecidos pela legislação em vigor. Com a presença significativa de microrganismos indicadores e aeróbios mesófilos, pode-se concluir que os procedimentos realizados na comercialização da carne, desde obtenção da mesma, transporte e eficiência no manejo sanitário encontram-se insatisfatórios. Enfatizando a ausência de uma temperatura de refrigeração adequada no momento da comercialização do produto. Esse fato requer uma maior atuação da vigilância sanitária na comercialização desse alimento e a implementação de algumas medidas na manipulação de alimentos para proporcionar maior segurança aos alimentos que são oferecidos ao consumidor.


Palavras-chave:  alimentos, coliformes, contagem, fungos, vigilância sanitária