XXI ALAM
Resumo:1233-1


Poster (Painel)
1233-1EFEITOS DA APLICAÇÃO DE PHOSLOCK™ E NITRATO DE CÁLCIO NA COMUNIDADE MICROBIANA DA COLUNA D’ÁGUA DE RESERVATÓRIO URBANO EUTROFIZADO
Autores:Ana Paula Erbetta Sueitt (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Isabel Kimiko Sakamoto (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Maria Bernadete Amancio Varesche (EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos) ; Antonio Aparecido Mozeto (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

A Represa Ibirité, situada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), constitui-se em um ambiente eutrofizado em virtude do aporte de esgoto doméstico aliado ao fluxo interno de nutrientes do sedimento para a coluna d’água. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou a realização de experimentos in situ com o uso de enclosures (mesocosmos), visando à remediação do sedimento e água da represa. Duas tecnologias que atuam na imobilização de ortofosfato foram comparadas: PhoslockTM e nitrato de cálcio. Para avaliar a eficiência dos tratamentos, a concentração de ortofosfato nos mesocosmos tratados, nos mesocosmos-controle e em um controle lateralmente externo a eles foi determinada periodicamente durante 600 horas na superfície (espelho d’água), meio (3 m de profundidade) e fundo (interface sedimento-coluna – 6 m). O efeito dos tratamentos sobre a comunidade bacteriana foi avaliado por meio da técnica de PCR-DGGE. Verificou-se que assim que o PhoslockTM foi aplicado ocorreu redução de 84% (de 18 para 2,6 µg.L-1) na concentração de ortofosfato na água da interface sedimento-coluna. A partir da adição de nitrato de cálcio a redução na concentração desse nutriente foi menor e mais lenta, não ultrapassando 33% (de 12,5 para 8,5 µg.L-1) ) após 600 horas, na mesma profundidade. A aplicação de PhoslockTM foi mais eficiente que a adição de nitrato de cálcio na redução da concentração de ortofosfato da coluna d’água. Por meio da análise de DGGE do Domínio Bacteria (RNAr 16S) verificou-se 60% de similaridade entre as amostras do controle externo e aquelas do interior dos mesocosmos (tratados ou controles). Portanto, o isolamento da coluna proporcionado pela instalação dos enclosures alterou em 40% a comunidade bacteriana. A comunidade bacteriana das amostras dos mesocosmos tratados com PhoslockTM e com nitrato de cálcio foram similares em 71 e 84%, respectivamente, quando comparadas com a comunidade das amostras dos mesocosmos-controle coletadas no fundo da coluna. Conclui-se que o modo como os produtos são aplicados podem explicar as diferenças encontradas, já que o PhoslockTM é adicionado na superfície da coluna d’água, modificando rapidamente as condições do meio, enquanto o nitrato de cálcio é injetado no sedimento e, por conseguinte, as mudanças que provoca na coluna d’água são mais lentas.


Palavras-chave:  DGGE, ortofosfato, remediação