XXI ALAM
Resumo:1225-3


Poster (Painel)
1225-3LEVANTAMENTO DOS CASOS CONFIRMADOS E NOTIFICADOS DE LEPTOSPIROSE NO NORDESTE DO BRASIL NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012
Autores:Hortência Farias Andrade (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Daniele Pires Cordeiro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rebeca Gonçalves Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gustavo Barbosa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Anthony Alves Santos Junior (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A Leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida pelo contato direto ou indireto com urina de animais, água ou lama contaminados. Em casos graves, a doença pode causar dano tecidual, vasculite, e insuficiência de vários órgãos. A ocorrência é frequentemente em países tropicais, em grandes cidades onde as redes pluviais e de esgotos não recebem tratamento adequado e levam a uma maior contaminação ambiental. No meio urbano, os reservatórios são os roedores, suínos, bovinos, ovinos e cães, e o homem é o hospedeiro terminal ou acidental, podendo apresentar quadro clinico grave, às vezes óbito. O objetivo deste trabalho foi analisar os casos de leptospirose notificados no Nordeste do Brasil no primeiro semestre de 2012. Os dados utilizados foram obtidos por levantamento bibliográfico e consultas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN do Ministério da Saúde dos casos notificados e registrados de leptospirose na região Nordeste até 26 de junho de 2012. Consideraram-se aspectos como sexo, número de casos por Estado, zona residencial e evolução da doença. No período analisado, foram confirmados e notificados 122 casos com diagnóstico de leptospirose sendo (90 casos) 74% destes do sexo masculino com e 26% (32casos) do sexo feminino. Foram registrados casos de leptospirose em todos os estados no nordeste neste período. A região participa com 9% dos casos registrados no Brasil. O estado com maior número de casos notificados foi Pernambuco (34%), seguido da Bahia (23%), Ceará (11%), Alagoas (11%), Sergipe (10%), Rio Grande do Norte (4%), Maranhão (3%), Paraíba (2%) e Piauí (2%). Nas áreas urbanas verificou-se maior incidência dos casos (78%) e zonas rurais (22%). Os locais de maior risco de infecção notificados foram fossas e valas. Em relação à evolução da doença (75%) dos casos evoluíram para cura, (14%) vieram a óbito pela doença e (1%) óbito por outra causa. Dados ignorados ou desconhecidos (10%). Os resultados mostraram que a doença está mais concentrada em áreas urbanas atingindo na maioria homens, com bom prognóstico de cura. O Nordeste ainda mostra-se como área endêmica, devido às condições favoráveis à proliferação da doença. Apesar da redução em anos anteriores, as ações de controle da leptospirose devem ser constantes, porque o risco de aumento de número de casos aumenta com a intensificação do período de chuvas.


Palavras-chave:  Leptospirose, Epidemiologia, Nordeste, Brasil