XXI ALAM
Resumo:1222-1


Poster (Painel)
1222-1DISTRIBUIÇÃO DE Candida ssp. EM ISOLADOS CLÍNICOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,DOURADOS- MATO GROSSO DO SUL, BRASIL.
Autores:Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Adriane Federici Bido (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Flávia Patussi Correia Sacchi (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Luana Mireli Carbonera Rodrigues (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Danielle Ferreira Lonchiati (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Quézia Moura da Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Candida spp. destacam-se como principais responsáveis em infecções fúngicas em hospitais do mundo inteiro. Candida albicans ainda é a espécie mais isolada dentro do gênero, porém infecções hospitalares causadas por espécies de Candida não-C. albicans (CNCA) tem aumentado nos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo verificar a distribuição das espécies de Candida em isolados clínicos de pacientes internados no hospital universitário de Dourados – MS. Foram avaliadas clínicas de sangue, urina, ponta de cateteres e secreções de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, no período de junho de 2010 a junho de 2011. As leveduras foram isoladas através do CHROMagar Candida® e para identificação das espécies foram realizados testes fenotípicos da metodologia clássica, como produção de tubo germinativo, análise da micromorfologia em ágar fubá Tween 80 e assimilação e fermentação de carboidratos. No período de estudo, foram obtidas 67 leveduras do gênero Candida. C. tropicalis foi a espécie mais isolada entre as amostras clínicas, sendo que 57,1% foram obtidas de urina, 17,8% de secreções e 14,2% de sangue. C. albicans apresentou crescimento significativo em amostras de sangue (69,2%) e urina (27,7%). Em pontas de cateteres, C. albicans foi a mais isolada. Houve o isolamento da espécie C. glabrata, com 81,8% dos isolados obtidos de urina. As espécies C. krusei e C. parapsilosis apresentaram o crescimento de um isolado em amostras de urina e ponta de cateter, respectivamente. Em nosso trabalho, foi verificada a ocorrência de espécies de Candida em diferentes isolados clínicos de pacientes internados no hospital universitário da cidade de Dourados-MS, o que torna relevante o desenvolvimento de estratégias para prevenção e controle de infecções causadas por estas leveduras. Além disso, a correta identificação das espécies é de grande importância para o adequado tratamento antifúngico, uma vez que espécies de CNCA possuem perfil de suscetibilidade aos antifúngicos variável.


Palavras-chave:  Levedura, Infecções, Candida