XXI ALAM
Resumo:1216-2


Poster (Painel)
1216-2OCORRÊNCIA DE MICOBACTÉRIAS NÃO-TUBERCULOSAS (MNT) EM AMOSTRAS BIOLÓGICAS ORIUNDAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CENTRO DE LABORATÓRIO REGIONAL- INSTITUTO ADOLFO LUTZ- PRESIDENTE PRUDENTE V (CLR-IAL PPV)
Autores:Lourdes Aparecida Zampieri D’andrea (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Érica Chimara (NTM-CB-IAL CENTRAL - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Francielle de Britto Sabatine (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Érica Yumi Samizava (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Paula Esteves da Silva Lima (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Astrogilda Mariana de Oliveira (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Shioko Mizusaki (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ) ; Maria Célia Missias Farias (NCB-CLR-IAL-PP V - INSTITUTO ADOLFO LUTZ)

Resumo

Introdução: O gênero Mycobacterium é constituído pelo complexo Mycobacterium tuberculosis, M. leprae e outras espécies denominadas micobactérias não tuberculosas (MNT). As MNT encontram-se dispersas na natureza, em ambientes como a água natural e potável. A ocorrência de MNT em doença pulmonar tem aumentado não somente em função da disseminação global da AIDS, mas também devido a outros tipos de imunossupressão. Propõe-se no presente estudo, descrever os perfis dos pacientes com isolamento de MNT e a frequência das espécies de MNT identificadas pelo CLR-IAL PPV, no período entre jan/2010 a dez/2011. Material e Métodos: Análise retrospectiva de dados disponíveis nos registros e no Sistema de Informação e Gestão Hospitalar, referente a isolamentos de micobactérias, encaminhadas ao CLR-IAL PPV, identificadas por método fenotípico e por PCR e análise de restrição do gene hsp65 (PRA-hsp65). Resultados: Foram analisados 298 isolados de micobactérias, 33 (11,1%) identificados como MNT e 265 (88,9%) pertencentes ao Complexo Mycobacterium tuberculosis. A identificação de MNT mostrou uma predominância de isolados de M.abscessus subsp. bolletti (10), M. avium (4), M. abscessus subsp. abscessus (3), M. intracellulare ou M. chimaera (3) e M. kansasii (2). Os pacientes com MNT foram atendidos em unidades de saúde (13-39,4%), centros de detenção e penitenciárias (12-36,4%) e hospitais e laboratórios particulares (8-24,2%). Houve predominância de pacientes do sexo masculino, sendo 22 (67%) pacientes. Em relação à faixa etária, a idade mínima foi 21 e a máxima foi 82, com maior número de pacientes na faixa entre 30 e 59 anos (18-85%). Não houve isolamento de MNT em crianças. As MNT foram isoladas de 28 (85%) escarros, quatro (12%) lavado broncoalveolar e um (3%) sangue. Do total de pacientes com MNT, havia 15% de coinfecção com: Tuberculose (2), Hanseníase (1), Hepatite C e B (1), HIV e Sifílis (1). Conclusão: A predominância dos isolamentos de MNT na região do CLR-IAL PPV ocorreu em pacientes do sexo masculino, em sua fase economicamente produtiva, com isolamento de M. abscessus subsp bolletii de amostras pulmonares, isentos de coinfecção. Estes resultados mostram a importância da realização sistemática da identificação de MNT na rotina laboratorial e sua integração com a clínica, para que sejam realizadas ações de controle e tratamento.


Palavras-chave:  Identificação de MNT, Isolamento de micobactéria, Biologia molecular, Coinfecção, Presidente Prudente/SP