XXI ALAM
Resumo:1202-1


Poster (Painel)
1202-1Influência da microbiota normal na progressão da doença causada por Cryptococcus gattii em modelo murino de infecção intratraqueal
Autores:Maira Ribeiro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Julliana Ribeiro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Marliete Costa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Aparecida Resende (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Flaviano Martins (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Daniel Assis (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Cryptococcus gattii é uma levedura capsulada capaz de causar doença pulmonar e quadros como meningoencefalites em indivíduos imunocompetentes. A resposta imune atua na resolução das doenças infecciosas ou pode também ser um meio de disseminação dos microrganismos, tendo um papel crucial para o curso da infecção. Sabe-se que a microbiota intestinal é responsável por proporcionar a maturação do sistema imune e que sua depleção incorre em uma resposta imune deficitária. Com objetivo de avaliar a influência da microbiota normal no curso da infecção causada por C. gattii, camundongos germ-free da linhagem Swiss/NIH foram infectados com um isolado clínico de C.gattii, pertencente a Coleção de Culturas do Laboratório de Micologia da UFMG. A infecção foi feita por via intratraqueal com diferentes inóculos: 1,0 x 104; 1,0 x 105; 1,0 x 106 e 1,0 x 107 unidades formadoras de colônias para cada animal. Os camundongos foram monitorados diariamente e quando sucumbiram, cérebro, pulmões, fígado e baço foram retirados para contagem de UFCs em Agar Sabouraud-Dextrose. A mesma metodologia foi utilizada para camundongos da mesma linhagem convencionalizados, utilizando-se somente o inóculo 1,0 x 107 UFC/ animal. A mortalidade dos camundongos se mostrou dose dependente, assim como a carga fúngica encontrada nos pulmões, fígado e baço. A contagem de UFCs no cérebro revelou que a carga fúngica nesse órgão é inversamente dependente da dose, sendo que o grupo que recebeu o menor inóculo apresentou a maior contagem de UFCs. A curva de sobrevivência dos animais germ-free e dos animais convencionalizados demonstrou que a reposição da microbiota intestinal exerceu uma influência positiva e significativa na sobrevida dos camundongos e que o perfil de disseminação nos camundongos convencionalizados é semelhante aos camundongos germ-free, mas as cargas fúngicas recuperadas foram significativamente menores. Esses resultados indicam que o modelo murino germ-free seja uma boa ferramenta para o estudo da evolução da infecção por C.gattii possibilitando futuramente a execução de estudos que elucidem melhor a relação do microrganismo com o sistema imune do hospedeiro.


Palavras-chave:  Cryptococcus gattii, Microbiota, Modelo Murino