XXI ALAM
Resumo:1201-1


Poster (Painel)
1201-1OCORRÊNCIA DE Campylobacter spp. EM CORTES REFRIGERADOS DE FRANGO COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DE LONDRINA, PR, BRASIL
Autores:Juliane Alves (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Elisa Yoko Hirooka (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Campylobacter spp. é causa frequente de doença bacteriana transmitida por alimentos no mundo. C. jejuni e C. coli são responsáveis por 95% dos casos de campilobacteriose em humanos. As aves, especialmente o frango, são consideradas reservatórios primários de C. jejuni. A colonização é geralmente assintomática nas aves e níveis de até 109 UFC/g de fezes podem ser encontrados, sem sintomas clínicos da doença, o que possibilita a contaminação da carne durante o processo de evisceração e resfriamento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a ocorrência de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frangos comercializados na região de Londrina, PR. Foram analisadas um total de 50 amostras, tais como, peito, coxa e sobrecoxa de frango. Essas amostras foram conservadas à temperatura de 4°C até o momento da análise, que não excedeu 24 h após a compra. Alíquotas de 25 g de pele das amostras de frango foram adicionadas a 225 mL de água peptonada tamponada e massageadas manualmente por 30 s. Alíquotas de 5 mL desses enxágues foram adicionadas a 45 mL de caldo Bolton suplementado com Modified Bolton Broth Selective Supplement SR0208E (Oxoid) e incubadas à 42ºC por 24 h em condições de microaerofilia. Após o enriquecimento seletivo, alíquotas de 0,1 mL das amostras foram inoculadas em ágar Bolton suplementado com Modified Bolton Broth Selective Supplement SR0208E. As placas foram incubadas durante 48 h a 42ºC, sob condições de microaerofilia. A presença dessa bactéria foi confirmada pelo método de reação em cadeia da polimerase. O par de iniciadores utilizado, específico para Campylobacter spp., foi OT1559 e 18-1 que gerou um amplicon de 287 pares de bases. Das 50 amostras de carne de frango analisadas, 28 (56%) foram positivas Campylobacter spp. A carne de frango é amplamente consumida no Brasil e, como observado neste trabalho, um possível veículo de transmissão de Campylobacter para o ser humano. Assim, é necessária a orientação correta da população em relação à manipulação e cozimento de cortes de frango. Apesar do pequeno número de amostras analisadas, nosso estudo sugere a importância da avaliação da ocorrência de Campylobacter em amostras de frango, devido ao número significativo de amostras positivas para este patógeno e a ausência de dados epidemiológicos acessíveis no Brasil.


Palavras-chave:  Campylobacter spp., detecção, frango