XXI ALAM
Resumo:1184-1


Poster (Painel)
1184-1RESISTÊNCIA A COMPOSTOS DE QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM ISOLADOS de Acinetobacter spp. DE ORIGEM CLÍNICA E DE EFLUENTE HOSPITALAR
Autores:Karine Lena Meneghetti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maysa Lucena de Souza (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Desirèe Padilha Marchetti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Natália Canal (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Gertrudes Corção (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Os compostos de quaternário de amônio são detergentes catiônicos extensivamente utilizados em hospitais, produtos farmacêuticos e cosméticos como desinfetantes e antissépticos. Dentre os mecanismos de resistência bacteriana a esses compostos está a presença do gene qacEΔ1 em integrons de classe I e a produção de bombas de efluxo. Os integrons de classe I apresentam dois segmentos conservados (5'CS e 3'CS), o segmento 3’CS inclui o genes sul1 e qacEΔ1 que codificam resistência a sulfonamida e ao quaternário de amônio, respectivamente. As bombas de efluxo são proteínas transportadoras dependentes da força próton motiva que diminuem a concentração intracelular do antimicrobiano, excretando-o para fora da célula, tornando o microrganismo menos suscetível ao mesmo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a presença do gene qacEΔ1 e de bombas de efluxo, em 29 isolados de origem clínica e de efluente hospitalar de Acinetobacter spp. portadores de integron de classe I. Para tanto, foi realizada a determinação da concentração inibitória mínima (CIM) a compostos de quaternário de amônio pelo método de microdiluição em caldo Mueller Hinton, na presença e ausência do inibidor de bomba de prótons carboxilciadina m-clorofenilhidrazona (CCCP) e reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção do gene qacEΔ1. As concentrações de quaternário de amônio testadas variaram de 0,0625% a 0,0001%, sendo considerados resistentes os isolados com CIM >0,001%. 89,6% (n=26) dos isolados apresentaram resistência ao quaternário de amônio com CIM >0,001% a 0,0156%. Destes verificou-se em 19,2% (n=5) somente a presença do gene qacEΔ1; em 34,6% (n=9) observou-se apenas a produção de bombas de efluxo pela diminuição da CIM na presença do CCCP; em 27% (n=7) identificou-se os dois mecanismos e em 19,2% (n=5) a resistência estava provavelmente associada a outros mecanismos. Com estes resultados pode-se concluir que os isolados utilizados no presente estudo possuem o gene qacEΔ1 e bombas de efluxo como mecanismos colaboradores para o fenótipo de resistência a compostos de quaternário de amônio.


Palavras-chave:  bombas de efluxo, quaternário de amônio, resistência