XXI ALAM
Resumo:1168-2


Poster (Painel)
1168-2ALTA INCIDÊNCIA DE PIEDRA BRANCA EM CRIANÇAS FREQUENTADORAS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL-RN.
Autores:Walicyranison Plinio da Silva (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ana Patrícia Vieira de Melo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Eveline Pipolo Milan (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Guilherme Maranhão Chaves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

As infecções fúngicas superficiais são comuns entre crianças, principalmente quando estas convivem em ambientes aglomerados, como creches e escolas, onde os banhos coletivos e a utilização comum de objetos de higiene pessoal são fatores predisponentes para o desenvolvimento destas infecções. A piedra branca é uma levedurose superficial benigna, que acomete os fios de cabelo levando-os a apresentar diversos nódulos brancos de consistência mucilaginosa. O agente etiológico é Trichosporon spp, uma levedura pleomórfica. Na literatura ainda são escassos os estudos relacionados à prevalência de piedra branca em crianças em atividade escolar. O presente trabalho objetivou avaliar a incidência de piedra branca, em crianças freqüentadoras de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Natal-RN (CMEI Amor de Mãe, CMEI Maria Eulália e CMEI Professora Maria Itacira Bento). Foram avaliadas 314 crianças de ambos os sexos, com idade entre 0 e 10 anos. Cabelos de crianças que apresentavam nódulos característicos de etiologia fúngica (trichosporonose) foram coletados para análise. As amostras foram processadas em laboratório utilizando KOH a 10% entre lâmina e lamínula por 30 minutos para a visualização das estruturas fúngicas. As amostras foram observadas em microscopia óptica com a finalidade de se observar a presença de nódulos aderidos ao pêlo com a presença de blastoconídios e artroconídios. Os fios de cabelo foram semeados em ASD por até 96h. Colônias com morfologia compatível com Trichosporon foram submetidas à técnica de microcultivo, através de semeadura em Ágar Fubá adicionado de tween 80. Estruturas como artroconídios, blastoconídios, pseudo-hifas e hifas verdadeiras foram observadas. A identificação final do gênero Trichosporon foi concluída após a positividade das cepas na prova da urease. A análise das culturas obtidas revelou elevada prevalência de casos de piedra branca, com 20 crianças ao todo. Todas as crianças com piedra branca eram do sexo feminino (100%). Todas as 20 crianças foram tratadas com sucesso utilizando o antifúngico cetoconazol 200 mg, durante 15 dias. Estes centros de educação revelaram uma elevada incidência desta levedurose em crianças, reforçando a ideia de que a presença de grande quantidade de pessoas, com compartilhamento de objetos pessoais são fatores predisponentes para a transmissão da piedra branca.


Palavras-chave:  CMEIs., Piedra branca, Trichosporon spp.