XXI ALAM
Resumo:1166-2


Poster (Painel)
1166-2Produção enzimática por fungos isolados do Complexo Portuário de Suape- PE utilizando óleo combustível (MF-380) como substrato. (Enzyme production by fungi isolated from the Port Complex of Suape-PE using marine oil (MF-380) as substrate)
Autores:Maira Judith Azevedo Callou (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Erik Jonne Vieira de Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Flávia Virgínia Ferreira de Arruda (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Nelânia Maria de Queiroz Baptista (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Diana Duarte de Lira E Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Persio Alexandre da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rosilma de Oliveira Araujo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Kêsia Xisto da Fonseca Ribeiro de Sena (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Norma Buarque de Gusmão (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O setor petrolífero constitui a principal fonte energética mundial. Por outro lado, os casos de vazamentos de petróleo e seus derivados têm incentivado o aperfeiçoamento de métodos, tanto preventivos como corretivos, para minimizar os danos gerados por estas ocorrências. Sendo a biorremediação uma das estratégias de tratamento que se destaca em virtude do reduzido impacto ao meio ambiente. O uso de enzimas é considerado um dos maiores setores da indústria biotecnológica. Os fungos filamentosos são em processos de biodegradação por sua capacidade de metabolizar polímeros complexos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), esta capacidade deve-se a produção de enzimas, tais como as pertencentes ao sistema lignolítico. Neste contexto, objetivou-se avaliar o potencial de fungos isolados de água do mar, situada no complexo portuário de Suape-PE, para produzir enzimas degradadoras. As espécies isoladas foram identificadas como Aspergillus sp, Monilia sp e Trichoderma sp, que foram inoculadas em meio mineral Bushnnell Hass, utilizando o óleo combustível (MF-380) como substrato em concentrações de 3% e 5%. As amostras foram filtradas após um período de sete dias de cultivo. O líquido filtrado foi utilizado para determinar a produção das enzimas lacase-LaC, lignina peroxidase-LiP e manganês peroxidase-MnP, por meio da verificação em espectofotômetro da oxidação de ABTS (420 nm), álcool veratrílico (310 nm) e vermelho de fenol (610 nm), respectivamente. A maior produção de manganês peroxidase foi observada pela linhagem Trichoderma sp, na concentração de 3%, quando produziu 6.772 U/L. Quanto à produção de lacase e lignina peroxidase o Monilia sp produziu 3.700 U/L e 74U/L, respectivamente, concentração de 5%. Mesmo não apresentando a maior produção enzimática, avaliando Aspergillus sp observou-se valores de 5.774 U/l para MnP, 1.250 U/L para LaC e 36 para LiP. Os fungos demonstraram potencial para produção de enzimas do sistema lignolítico, sendo promissora para aplicação futura dessas enzimas na remoção de petroderivados.


Palavras-chave:  Biorremediação, Combustível marítimo, Enzimas