XXI ALAM
Resumo:1161-2


Poster (Painel)
1161-2Isolamento, identificação e caracterização de bactérias cultiváveis produtoras de amilases e proteases presentes na compostagem de resíduos orgânicos do zoológico de São Paulo
Autores:Cláudio Magron (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Gustavo Aranha (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Letícia Togni (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Renata Castiglioni Pascon (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Júlio Cezar Franco Oliveira (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

A compostagem converte matéria orgânica biodegradável em fertilizante. Um processo típico de compostagem compreende uma série de estágios, onde predominam populações específicas de microrganismos. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) possui uma Unidade de Produção de Composto Orgânico (UPCO) que recicla excremento de aproximadamente 3.500 animais oriundos de varias partes do mundo, cama de animais, resíduos de poda dos jardins do Parque, restos vegetais da Mata Atlântica e resíduos alimentares. Neste trabalho temos obtido isolados bacterianos de diferentes momentos de uma compostagem típica da UPCO, em temperaturas acima de 49oC. A identificação dos isolados bacterianos iniciou-se utilizando a tecnologia “matrix-assisted laser desorption ionisation time-of-flight mass spectrometry”, MALDI-TOF-MS, uma metodologia de tipagem de microrganismos que vem sendo implementada no país e que apresenta vantagens como o baixo custo, necessita de pequenas quantidades de material biológico e possibilidade ser aplicação em larga escala. A tecnologia MALDI-TOF-MS, ainda, tem crescente aplicação em laboratórios de análises clínicas e potencial de aplicabilidade nos setores ambiental, alimentício, e industrial, ou seja, será útil a qualquer setor que exija controle microbiológico em que os resultados sejam requeridos em curto espaço de tempo e de maneira confiável. Os 856 isolados em nossa pesquisa foram triados para produtores de amilases e proteases, em ensaios de halos de degradação de substrato em placa. Destes, 58 produzem apenas amilases, 118 somente proteases, e 264 isolados são produtores de amilases e proteases. Nesta primeira etapa, a identificação dos isolados permitem inferir sobre a sequência de populações bacterianas durante a compostagem sob estudo, e os produtores de amilases e proteases ao longo deste processo.


Palavras-chave:  compostagem, diversidade microbiana, enzimas hidrolíticas