XXI ALAM
Resumo:1146-1


Poster (Painel)
1146-1Avaliação da susceptibilidade bacteriana a nanopartículas de prata associadas ou não a quitosana e drogas antimicrobianas.
Autores:Mariana Silva Lopes Neves Neves, M.s.l (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Marina Barros Campos (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Priscila Fernandes Gonçalves (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Aline Filgueiras (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Antônio Carlos Sant´anna (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Vânia Lúcia da Silva (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Cláudio Galuppo Diniz (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A prata é conhecida por sua atividade antibacteriana e tem se mostrado eficiente como potencial alternativa no contexto da resistência bacteriana a drogas, sobretudo na forma de nanopartículas (AgNPs). Nossos objetivos foram a avaliação da susceptibilidade de bactérias representativas contra a AgNPs e pesquisa de efeito aditivo ou sinérgico quando associadas a quitosana (QIT) e antimicrobianos de uso terapêutico humano. Foram utilizadas 8 linhagens bacterianas de referência, entre as quais: Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Escherichia coli ATCC 35218, E. coli ATCC 11229, Staphylococcus aureus ATCC 25923, S. aureus ATCC 29213, S. epidermides ATCC 12228, Enterococcus faecalis ATCC 51299 e Klebsiella pneumoniae ATCC 700603. O perfil de susceptibilidade foi determinado através do método de microdiluição em caldo, de acordo com as recomendações do CLSI. A concentração inibitória mínima das AgNPs para 90% das amostras testadas (CIM90) foi de 64μg/ml, enquanto que para a combinação AgNPs-QIT foi de 16μg/ml. Considerando-se atividade antimicrobiana da QIT sozinha, a CIM90 foi de 16 μg/ml. Entre os antimicrobianos testados (penicilina, ampicilina, meropenem, amicacina, gentamicina, levofloxacina, rifampicina, sulfametoxazol-trimetropim, tetraciclina, e oxacilina e vancomicina, estes apenas para Gram positivos), apesar de a CIM para cada linhagem bacteriana estar de acordo com os valores determinados pelo CLSI observou-se diminuição significativa para todas as drogas testadas quando combinadas com AgNPs-QIT. Nestas condições a CIM90 foi de 0,03μg/ml, com exceção das combinações AgNPs-QIT-penicilina, sulfametoxazol-trimetropim e rifampicina, para as quais a CIM90 foi de 0,06 μg/ml. De modo geral, para todas as espécies bacterianas avaliadas, a associação de AgNPs com QIT ou drogas antimicrobianas apresentaram grande potencial inibitório que pode ser associado à estabilidade das AgNPs associadas ao polímero ou interação positiva das nanopartículas com os antimicrobianos. A observação da estabilidade do composto AgNPs-QIT e a possibilidade da sua interação com drogas já instituídas é altamente relevante e reforça as recomendações da literatura sobre a discussão acerca da reformulação de uso de antimicrobianos tradicionais, além da pesquisa de novas drogas e estratégias para sobrepujar o crescente fenômeno da resistência bacteriana aos antimicrobianos.


Palavras-chave:  Nanopartículas Metálicas, Novas drogas antimicrobianas, Prata, Quitosana, Resistência Bacteriana