XXI ALAM
Resumo:1145-2


Poster (Painel)
1145-2ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE SURTO DE Staphylococcus spp. RESISTENTES A LINEZOLIDA EM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL.
Autores:Antonio José Strob (BIOFAST - Biofast Medicina e Saúde Ltda) ; Alessandra Satie Araki Yassui (BIOFAST - Biofast Medicina e Saúde Ltda) ; Solange da Fonseca (BIOFAST - Biofast Medicina e Saúde Ltda)

Resumo

Os Staphylococcus coagulase negativa são comumente considerados patógenos oportunistas que são encontrados na composição da microbiota normal da pele e mucosa dos seres vivos. Normalmente em infecções nos seres humanos são considerados contaminantes de material clínico. Entretanto, nos últimos anos têm se destacado como agente oportunista de infecções nosocomiais e comunitárias. Com o aumento da prevalência de SCN em amostras clínicas e seu elevado grau de resistência, se faz necessário o uso empírico de outros antibióticos para tratamento, como a vancomicina. Embora necessário, o emprego exagerado desse antibiótico pode acarretar o aparecimento de isolados com sensibilidade diminuída a este grupo de drogas. A linezolida é um antimicrobiano que pertence à classe das oxazolidinonas e é utilizada no tratamento de infecções por Enterococcus resistentes a vancomicina e Staphylococcus resistentes a meticilina. No Brasil e no mundo, diversos estudos mostram uma taxa muito baixa de SCN resistentes a linezolida. O objetivo desse estudo foi o relato de um surto de Staphylococcus cohnii resistentes a linezolida em hospital da rede pública do Distrito Federal. As amostras foram identificadas manualmente através de provas bioquímicas e avaliado o perfil de resistência por disco difusão. Posteriormente, para confirmação as amostras foram submetidas à identificação automatizada pelo sistema Vitec (Biomerriéux). Foram estudadas 9 amostras de hemocultura de 6 pacientes de UTI. Como resultado foi observado que todas as amostras apresentaram resistência a linezolida com sensibilidade a glicopeptidios. Neste estudo se observou uma incidência em hemoculturas de Staphylococcus cohnii resistentes à linezolida. O uso inadequado de antimicrobianos pode ter selecionado os isolados resistentes encontrados.


Palavras-chave:  Linezolida, Resistência, Staphylococcus