XXI ALAM
Resumo:1140-1


Poster (Painel)
1140-1AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE DOURADOS/MS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE IMPRESSÃO EM ÁGAR
Autores:Aline Cristina Scholz Carneiro (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Cristina da Silva Brabes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Rafael de Tonissi E Buschinelli de Goes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Cibelli Mazzucato (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Regiane Balbino dos Santos Primo (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Mayara Brabes Mazetto (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rey / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: A contaminação microbiológica do ar pode causar diversas reações nos ocupantes de ambientes internos, em ambiente hospitalar essas reações podem ser graves em função do estado imunocomprometido dos pacientes. O objetivo deste consiste em avaliar a qualidade microbiológica do ar e quantificar a microbiota presente nas UTI’s Adulto, Pediátrica e Neonatal de um hospital público de Dourados-MS através da utilização da técnica de impressão em Agar e também verificar qual o melhor volume de amostragem. Materiais e métodos: As coletas foram realizadas em UTI’s de um Hospital Público de Dourados-MS, entre fevereiro e março de 2012. Todas as amostras foram coletadas em duplicata utilizando o amostrador de ar MAS-100 Eco/Merck, sendo três os volumes de ar testados (100, 200 e 500L). Em seguida, as placas foram incubadas e após períodos determinados realizou-se a contagem e a identificação bioquímica dos gêneros bacterianos encontrados. Realizou-se ainda o teste de susceptibilidade aos antimicrobianos para verificar o perfil de resistência dos microrganismos frente aos medicamentos mais utilizados. Resultados: Pode-se observar através desta técnica que houve crescimento de fungos e bactérias em 100% das amostras. No entanto, em nenhuma das amostras o crescimento de fungos foi superior a 750 UFC/m3 de ar, mostrando-se em conformidade com a legislação vigente (RDC 9/2003). Não existem valores estabelecidos para bactérias presentes no ar na legislação brasileira, portanto, não há parâmetros de comparação. Pode-se observar ainda que o volume de coleta mais eficaz foi de 100L de ar tanto para bactérias quanto para fungos filamentosos e leveduras, sendo encontrados os valores 0,042 log UFC/m3 e 0,041 log UFC/m3, respectivamente. Toda microbiota encontrada foi classificada como sendo gram-positiva, determinando através de provas bioquímicas como sendo dos gêneros Staphylococcus coagulase negativa e Streptococcus sp. Observou-se ainda elevado nível de resistência dos patógenos frente aos antimicrobianos testados. Conclusão: A técnica de Impressão em Ágar é mais precisa em função do volume conhecido de ar aspirado. Quanto ao teste de susceptibilidade a antimicrobianos, o resultado sugere maior atenção ao uso racional desses medicamentos.


Palavras-chave:  Qualidade, Microbiólogica, Ar de ambiente, hospital, impressão em Agar