XXI ALAM
Resumo:1139-1


Poster (Painel)
1139-1Isolamento e identificação fenotípica de Candida de pacientes internados em hospital terciário da cidade de Dourados-MS
Autores:Luana Mireli Carbonera Rodrigues (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Danielle Ferreira Lonchiati (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

INTRODUÇÃO- O gênero Candida é responsável por cerca de 80% das infecções fúngicas em ambientes hospitalares invasivas, principalmente em setores críticos, como as unidades de terapia intensiva (UTIs), causando internações prolongadas, alta taxa de mortalidade e conseqüentemente, elevado custo hospitalar. Em casos de infecção grave e sistêmica, a melhora ou até a sobrevivência do paciente depende da rápida identificação do patógeno e da introdução precoce da terapia antifúngica. OBJETIVO- O presente trabalho visa isolar e identificar fenotipicamente espécies de Candida encontradas em pacientes internados nos Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. METODOS- As amostras isoladas de Candida dos pacientes foram identificadas presuntivamente pelo meio CHROMagar Candida®, no laboratório do hospital e enquadradas em três espécies: C. sp., C. albicans e C. tropicalis conforme sua coloração. Estas amostras foram encaminhadas ao laboratório de microbiologia da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais-UFGD para os demais testes fenotipicos como Teste de temperatura de crescimento, produção de tubo germinativo e análise da micromorfologia. Foi realizado um teste de crecimento em altas temperaturas para a diferenciação de C. albicans e C. dublinienses RESULTADOS-Constatou-se que das 56 amostras coletadas no período de estudo, 48,21% eram da espécies C. tropicalis, 26,79% C. albicans, 16,07% C. glabrata, 5,36% C. krusei e 3,57% C. parapilose. Em relação as culturas, 60,71% eram de urocultura, 16,07% secreção traqueal, 5,36% hemocultura, 5,36% swab retal, 3,57% swab nasal, 3,37% ponta de cateter, 1,79% secreção vaginal, 1,79% secreção retal e 1,79% escarro. Foi realizado o teste de crescimento em altas temperaturas com as 11 leveduras identificadas como C. albicans pelos testes fenotípicos. As amostras foram testadas em 3 temperaturas, onde em 37ºC e 42ºC houve o crescimento de todas e em 45ºC o crescimento de apenas 2 amostras, identificadas como C. albicans. CONCLUSÃO- Conclui-se que os métodos utilizdos para este trabalho apresentam-se eficientes tanto para identificar como para difernciar as espécies pertencentes ao gênero Cândida, permitindo assim a escolha correta de cada antifungico.


Palavras-chave:  Candidiase, fenotipagem, leveduras, Micromorfologia