XXI ALAM
Resumo:1135-1


Poster (Painel)
1135-1Padronização das leituras de taxa de inibição de crescimento de hifas em tempo real de zigomiceto do gênero Rhizomucor sp para aplicação em testes de suscetibilidade
Autores:Adenilza Cristina da Silva (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Ana Beatriz Alkmim Teixeira - Loyola (UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí) ; Luzia Lyra (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Maria Luzia Moretti (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Angélica Zaninelli Schreiber (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Zigomicose é o agente de infecção oportunista, invasiva, em pacientes com neoplasias hematológicas e receptores de transplantes. Recentemente, o método de macrodiluição e microdiluição em caldo para o teste de suscetibilidade a antifúngicos, específico para formas de conídios de alguns fungos filamentosos, foi estabelecido pelo CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute M38-A2). O significado dos achados in vitro não é totalmente claro, já que não foram definidos os pontos de corte e há relatos demonstrando que a resistência micológica in vitro nem sempre significa fracasso terapêutico. Há questionamentos sobre se a forma conidial seria adequada para esta avaliação, considerando que a hifa é predominantemente a forma exclusiva em tecidos de indivíduos infectados. A análise de crescimento de hifas in vitro em tempo real é uma ferramenta para o estudo da atividade de drogas antifúngicas, sendo necessária a padronização do experimento considerando as características de crescimento. Através do acompanhamento do crescimento de hifas, é possível mimetizar uma situação de crescimento semelhante à do organismo humano. Não existem artigos sobre a avaliação dinâmica do crescimento e sua taxa de inibição de crescimento em contato com agentes antifúngicos para zigomicetos. O objetivo deste trabalho foi padronizar o teste de avaliação de crescimento dinâmico pelo sistema automatizado BCT®(BioCell-Tracer®) para zigomicetos. Para tanto, foi utilizada uma cepa do gênero Rhizomucor sp isolada de material clínico. Os resultados apontaram: ágar batata dextrose como o melhor meio de cultura para a produção de conídios com incubação de três dias a 28ºC; concentração de inóculo de 1x105 conídios/ml em 1µL; concentração de Poli-L-Lisina de 0,02%; incubação das placas a 35ºC por 18 horas à 24 h; 35ºC como a temperatura para a execução do teste; intervalo de 3 min para a medida da taxa de crescimento das hifas; 1h e 45 min como o tempo total de experimento. Este estudo evidencia a importância do tipo de inóculo e demais condições para serem utilizados nos testes de suscetibilidade a antifúngicos diretamente nas hifas. Alguns estudos utilizando hifas de outras espécies fúngicas mostraram que a forma de hifas pode responder a concentrações mais baixas de agentes antifúngicos do que os conídios podendo ter uma melhor relação com o efeito do tratamento antifúngico nas infecções.


Palavras-chave:  padronização, Rhizomucor sp, testes de suscetibilidade, zigomicetos