XXI ALAM
Resumo:1132-1


Poster (Painel)
1132-1EFEITO INIBITÓRIO IN VITRO DE EXTRATO VEGETAL DE Lippia alba (MILL.) N. E. BROWN (ERVA CIDREIRA) FRENTE À DERMATÓFITOS PRESERVADOS NA MICOTECA URM-UFPE.
Autores:Gustavo Barbosa de Lima (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Eliane Barbosa da Silva Nogueira (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Daniele Pires Cordeiro (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Hortência Farias de Andrade (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Rebeca Gonçalves de Melo (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Anthony Alves dos Santos Junior (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Sonaly de Cássia Lima da Silva (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de pernambuco)

Resumo

A infecção por dermatófitos é uma das causas mais comuns de doenças dermatológicas nos habitantes dos países tropicais e subtropicais. A terapia medicamentosa utilizada para essas infecções é frequentemente tóxica, de longa duração, de alto custo e de eficácia limitada. Por isso, a descoberta de novos compostos antidermatófitos é uma necessidade. Uma estratégia promissora e menos dispendiosa é buscar tais compostos por meio de produtos de origem vegetal. O objetivo desta pesquisa, foi avaliar o efeito inibitório in vitro de extrato vegetal de L. alba frente à dermatófitos. Extratos etanólicos foram preparados a partir de plantas cultivadas no Centro de Ciências Biológicas da UFPE. Foram testados 15 culturas de dermatófitos preservadas sob óleo mineral estocadas na Micoteca URM do Departamento de Micologia da UFPE. Depois obtidos os extratos foram adicionados ao meio de ágar Sabouraud fundente (aproximadamente 45ºC), de modo a se obter concentrações de 1000 mg/L, 500 mg/L, 50 mg/L, onde cada concentração representou um tratamento.Na repicagem foram utilizados discos com tamanho de 0,8 mm das culturas de dermatófitos, transferidos para o centro de cada uma das placas componentes de cada tratamento, e observados por 7 dias. Cada tratamento foi realizado em tetraplicata e placas com meio ágar Sabouraud contendo discos de culturas de dermatófitos foram utilizadas como testemunhas. A avaliação foi feita considerando a média do diâmetro das colônias dos dermatófitos, onde as culturas foram avaliadas a partir da repicagem do fungo até o 7º dia. A mensuração do diâmetro ocorreu com auxílio de paquímetro de precisão. Foi realizada a análise de variância com delineamento inteiramente casualizado (Estatística do teste F) utilizando o programa ASSISTAT Versão 7.6 beta. Os dados demonstraram que o extrato etanólico de L. alba reduziu o crescimento fúngico, demonstrando seu efeito fungistático.Não foi observado o efeito fungicida do extrato nas concentrações testadas.As 15 culturas de dermatófitos reativadas, preservadas sob óleo mineral na Micoteca URM, apresentam características morfológicas conservadas e estão taxonomicamente autenticadas. O extrato etanólico de L. alba nas concentrações 1.000 mg/ml e 500 mg/ml apresentam atividade fungistática contra dermatófitos, o que sugere que elas podem ser úteis para o desenvolvimento de novos compostos antidermatofíticos.


Palavras-chave:  Dermatófitos, Extrato vegetal, Lippia alba