XXI ALAM
Resumo:1131-1


Poster (Painel)
1131-1ANÁLISE MICROBIOLÓGICA PARA DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM AMOSTRA DE COLORAU PRÉ E PÓS-IRRADIAÇÃO.
Autores:Ingrid Suely Melo de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Suelen Ferreira de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Felipe Neves Coutinho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ricardo Henrique Acre de Castro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Waldeciro Colaço (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

INTRODUÇÃO: O colorau é um condimento proveniente da mistura do fubá, sal, óleo e o corante bixina; corante este que é encontrado na semente do fruto do urucum. É adicionado ao alimento para modificar ou exacerbar o sabor e tem como propriedade a ação antimicrobiana. Porém, muitas vezes devido à manipulação e o preparo pode se tornar agente transmissor de doença. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas últimas décadas houve aumento no número de surtos de doenças transmitidas pela alimentação, dos quais mais da metade eram causadas por agentes microbiológicos relacionados à falta de higiene dos manipuladores. Diante disso, houve uma necessidade de se fazer análise microbiológica dos alimentos seguida de uma medida de higienização. Por tanto, se tem por objetivo neste trabalho comprovar o quanto contaminado estava às amostras de colorau e se foi eficaz o uso da radiação gama na sua esterilização. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizada a contagem do Número Mais Provável por mililitro (NMP/mL) para determinação de coliformes termotolerantes em 4 amostras de colorau (A, B, C e D) comercializados na cidade do Recife, sendo as 4 de feiras livres. Cada amostra foi subdividida em12, onde 3 permaneceram in-natura, 3 foram irradiadas com 2,0 kGy, 3 com 8,0 kGy e as 3 últimas com 12 kGy. Análises foram feitas tanto nas amostras in-natura como nas irradiadas e todas diluídas a 10-1, 10-2 e 10-3, em seguidas foram incubadas para verificação da turvação do meio e produção de gás nos tubos de Durham. RESULTADO E DISCUSSÃO: A contagem microbiológica foi realizada apenas nas amostras in-natura e nas três diluições, pois as amostras irradiadas não apresentaram turvação do meio e nem produção de gás nos tubos de Durham. Os números que foram obtidos das amostras in-natura seguiram a tabela do Manual do FDA. O que indicou que as 3 amostras de A e de D apresentavam acima de 1100 NMP/mL, que as de C estavam entre 200 e 500 NMP/mL e que as de B estavam abaixo de 100 NMP/mL. CONCLUSÃO: As amostras A,C e D paresentam resultado acima do que é estabelecido como limite máximo de NMP para coliformes termotolerantes, segundo o que determina ANVISA, que é 102/g. Já em relação a radiação as amostras apresentaram resultado positivos a partir de 2 kGy, apesar que a legislação para irradiação de condimentos estabele doses entre 8 a 30 kGy.


Palavras-chave:  COLORAU, COLIFORMES, DETERMINAÇÃO, RADIAÇÃO