XXI ALAM
Resumo:1125-2


Poster (Painel)
1125-2Uso dos cartões FTA® para o transporte de amostras de DNA de Salmonella ssp isoladas de produtos avícolas do sul do Brasil.
Autores:Martha Pulido-landinez (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Vanessa Laviniki (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Roxana Sanches-ingunza (USDA-ARS-ESQRU - Egg Safety and Quality Research Unit) ; Jean Guard (USDA-ARS-ESQRU - Egg Safety and Quality Research Unit) ; Vladimir Pinheiro do Nascimento (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A contaminação de produtos avícolas com Salmonella é uma grande ameaça para este setor, porque a transmissão para humanos ou aves pode causar doenças de origem alimentar e importantes perdas econômicas, respectivamente. A diversidade de sorovares de Salmonella enterica pode dificultar o diagnóstico e o transporte de cultura viva para os laboratórios pode representar um risco biológico. Os cartões para transporte de amostras de DNA (Finders Technology associates - FTA® Cards for DNA Analysis) usam papel filtro impregnados com uma fórmula química que lisa a célula, imobiliza o DNA e protege o mesmo de degradação. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer se o uso de cartões FTA era viável para o transporte de amostras de DNA de Salmonella sem risco biológico. Analisou-se 156 amostras de Salmonella enterica sorovares Enteritidis, Heldelberg, Hadar, Typhimurium, Agona, Gallinarum e Pullorum isoladas de produtos avícolas do sul do Brasil e armazenadas no Centro de Diagnóstico e Pesquisa Aviária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Impregnaram-se os cartões com 115μl de caldo infusão cérebro-coração (BHI) com a amostra (densidade celular compatível ao padrão 0,5 de turbidez da escala de MacFarland) e após enviou-se os cartões para o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS). Nos EUA, realizou-se teste de segurança transferindo-se um disco de cada amostra para tubos contendo 10ml de BHI e incubou-se a 37°C por 24horas. Se o BHI apresentasse turbidez, uma alçada era semeada em agar verde brilhante(BG) e incubada a 37°C por 24 e 48 horas. Crescendo alguma colônia compatível com Salmonella utilizar-se-ia um Enterotubo®, método rápido para identificação de Enterobactérias. Uma amostra apresentou turbidez no BHI, mas não apresentou crescimento bacteriano no BG, demostrando que as 156 amostras foram inativadas pelos produtos químicos contidos no papel filtro. A turbidez em caldo BHI pode ser causada pela presença de contaminantes, tais como microrganismos ambientais saprófitas que ocorreram em algum momento durante o processo de preparo dos cartões. Assim, os cartões FTA fornecem uma efetiva e segura inativação dos patógenos usando o padrão de turbidez 0,5 da escala McFarland, sugerindo que a densidade celular não deve ultrapassar 1,5x108UFC/ml.


Palavras-chave:  cartões FTA, risco biológico, salmonella