XXI ALAM
Resumo:1113-1


Poster (Painel)
1113-1Isolamento e caracterização de Klebsiella pneumoniae a partir amostras coletadas de hospitais da cidade de Manaus/AM.
Autores:Ivanildes dos Santos (ILMD - Instituto Leônidas de Maria Deane) ; Carolinie Batista Nobre da Cruz (ILMD - Instituto Leônidas de Maria Deane) ; Paula Taquita Serra (ILMD - Instituto Leônidas de Maria Deane) ; Patrícia Puccinelli Orlandi Nogueira (ILMD - Instituto Leônidas de Maria Deane)

Resumo

A Klebsiella pneumoniae é um bacilo gram-negativo da família Enterobacteriaceae, a resistência apresentada por essa bactéria nos últimos anos se tornou um problema de saúde pública segundo dados do Ministério da Saúde, no Distrito Federal foram feitas 187 notificações de infecção no ano de 2010, sendo registrados 18 óbitos. Esta uma bactéria expressa resistência a até 95% dos antimicrobianos existentes no mercado.O objetivo desse estudo foi identificar Klebsiella pneumoniae em crianças de 0-10 com quadro clínico de diarréia atendidos em hospitais da zona sul e leste de Manaus. Foram coletadas 330 amostras de fezes que foram transferidas para o meio de cultura em caldo (Luria Bertain) e incubadas a 35 ± 0,5ºC, por 24 horas em e isoladas em meio Ágar McConkey, após o crescimento foram selecionadas as colônias e caracterizadas pelo teste bioquímico EPM, MILI e CITRATO SIMMONS de acordo com metodologia da Probac do Brasil para a identificação da K.pneumoniae. Para a confirmação da identificação fenotípia foi realizada a identificação destas cepas isoladas através da amplificação e sequênciamento do 16S rRNA. Dentre as 330 amostras analisadas foram identificadas 15 cepas de K.pneumoniae, após a identificação foi realizado o antibiograma, utilizando os antibióticos PIT, CTZ, CTX, AMI, IPM e CAZ, sendo que os antibióticos PIT, CTZ, CTX, AMI, IPM e CAZ formaram um halo de 14-22mm considerando os antibióticos como sensíveis e intermediário, entretanto os antibióticos AMP e TIC demostraram resistências nas 15 cepas testadas, porém não foi encontrada nenhuma cepa de Klebsiella pneumoniae Carbapenemase – KPC.Apesar de 73,3% dos antibióticos testados serem sensíveis através da confirmação a do antibiograma, ainda há relatos de crianças internadas em estado grave devido à presença da bactéria KPC que é uma cepa resistente a vários antibióticos, esta característica pode estar diretamente relacionada ao uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. Com isto, este projeto visa demonstrar a importância da identificação de K. pneumoniae e sua sensibilidade aos antibióticos para que este diagnóstico possa auxiliar prescrição correta do antibiótico e com isso contribuir para a redução de mobilidade e mortalidade associada à espécie de K. pneumoniae.


Palavras-chave:  Klebsiella pneumoniae, antibiograma, diarréia infantil, KPC