XXI ALAM
Resumo:1107-1


Poster (Painel)
1107-1Perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de bastonetes Gram negativos de interesse em saúde humana isolados em biodigestores para produção de biogás a partir de dejetos de bovinos leiteiros
Autores:Juliana Alves Resende (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Tamara Lopes Rocha de Oliveira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Samuel Oliveira Fortunato (EMBRAPA - Embrapa Gado de Leite) ; Camila Branda Reis (EMBRAPA - Embrapa Gado de Leite) ; Pauline Breguez Marangon (EMBRAPA - Embrapa Gado de Leite) ; Marcelo Henrique Otenio (EMBRAPA - Embrapa Gado de Leite) ; Vânia Lúcia da Silva (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Claudio Galuppo Diniz (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

À medida que o Brasil destaca-se na produção de leite, a geração de resíduos da pecuária, torna-se um problema. Acredita-se que a biodigestão anaeróbica seja uma tecnologia viável para o manejo destes resíduos, pela redução do seu potencial poluidor, e geração de energia e biofertilizante. Nosso objetivo foi avaliar aspectos da segurança microbiológica do processo pela análise da ocorrência de enterobactérias (BGN) e seu perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em 4 biodigestores operados em contínuo, em escala laboratorial, com tempo de retenção hidráulico de 31 dias. Como substrato, utilizou-se fezes bovinas frescas + água de lavagem dos pisos do free stall, até teor de sólidos de 2 a 3%, coletados na Fazenda da Embrapa Gado de Leite em Coronel Pacheco/MG. Amostras do afluente e do efluente foram avaliadas em diferentes momentos do processo por cultura seletiva e quantitativa para BGN. Amostras bacterianas representativas foram isoladas e identificadas utilizando sistemas semi-automatizados. O perfil de susceptibilidade a drogas foi determinado por diluição em ágar. A análise quantitativa indicou redução na contagem de 107 UFC/mL no afluente para 104 UFC/mL no efluente. De 211 isolados, 79,14% foram identificados como Escherichia coli e 19,43% como outros BGN. Todos foram sensíveis à amicacina, piperacilina/tazobactam, meropenem, levofloxacina e cefepime. Foi observada resistência à ampicilina (36%), ampicilina-sulbactam (23,6%), sulfametozaxol-trimetropim (2,35%), gentamicina (2,84%) e cloranfenicol (2,84%). Considerando-se a redução na ordem de 103 UFC/mL na carga de BGN do afluente para o efluente, a predominância de E. coli, e a manutenção dos níveis de resistência aos antimicrobianos, os dados sugerem que durante o processo de biodigestão, houve uma manutenção qualitativa na composição da comunidade de enterobactérias. Os níveis de resistência bacteriana às drogas suscita discussão sobre o uso de antimicrobianos no manejo dos rebanhos. A persistência de patógenos putativos, mesmo em níveis reduzidos, suscita, ainda, a necessidade de ajustes operacionais no processo para otimização tecnológica e microbiológica visando, não apenas o aproveitamento energético, mas do produto final como biofertilizante.


Palavras-chave:  biodigestão anaeróbia, biogás, dejetos bovinos, enterobactérias