XXI ALAM
Resumo:1105-2


Poster (Painel)
1105-2Eliminação da Resistência de Pseudomonas aeruginosa (UCP 1567) ao metal pesado Cádmio através da Determinação da Concentração Mínima Inibitória
Autores:José Carlos Vilar Júnior (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Ladiel Luiz Pedrozo Tavares (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Carlos Alberto Alves da Silva (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Galba Maria Campos Takaki (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais)

Resumo

A grande maioria das espécies bacterianas patogênicas para o homem, apresentam plasmídios R que contêm genes que conferem ao micro-organismo diversos tipos de resistência microbiana. A Pseudomonas aeruginosa é um bacilo aeróbio Gram negativo, não fermentecível, que pode ser isolado em diversos ambientes como o solo, água, plantas e animais, sendo considerado um dos micro-organismos mais ubiquitários existentes. O cádmio é um elemento químico encontrado de forma natural na crosta terrestre, considerado um metal pesado, que produz efeitos tóxicos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas, podendo ocasionar graves efermidades, além de causar graves problemas ambientais através da queima de combustíveis fósseis e pela incineração de lixo doméstico. Foram realizados estudos de eliminação de resistência da P.aeruginosa (UCP 1567), um isolado clínico, através da determinação da Concentração Mínima Inibitória (CMI) ao cádmio, em ambiente de extrema saturação do metal. A amostra foi aclimatada duas vezes em Luria Bertani (LB) acrescido de glicose. A CMI foi determinada empregando o método de microdiluição em meio líquido, variando as concentrações de cádmio de 4 a 64 µg/mL, tendo como controle a ausência de cádmio. Foram adicionados 10 µL do inoculo bacteriano na concentração de 108 UFC/mL nos tubos contendo diferentes concentrações do metal, sendo incubados a 37<oC, 24 horas, seguido de leitura ao espectrofotômetro a 600 nm para determinação da CMI. Em seguida, as amostras foram submetidas a testes de antibiograma para avaliação da eliminação de resistência a drogas pelo cádmio. Os resultados obtidos indicaram que a CMI obtida para cádmio foram 32µg/mL e 52µg/mL, respectivamente. Após o processo de aclimatação a bactéria, foi submetida a novo antibiograma, sendo comparada com a amostra selvagem, sugerindo que o metal pesado foi eficiente na eliminação de plasmídios de resistência correspondendo a 84,61%, para a aclimatação com cádmio a 32µg/mL e 92,30% para 52 µg/mL, respectivamente. Através dos resultados obtidos nos ensaios de redução da resistência bacteriana ao cádmio, a P. aeruginosa (UCP 1567) poderá ser empregada em processos biológicos, sem causar riscos ambientais, em diversos processos de biorremediação existentes.


Palavras-chave:  Antibiograma, Cádmio, Eliminação de resistência, Pseudomonas aeruginosa