XXI ALAM
Resumo:1082-1


Prêmio
1082-1Isolamento e caracterização de microalgas de um lago de água doce como fonte potencial para a produção de biodiesel
Autores:Bruna Zavati Zavitoski (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Lucas Petrassi Chartune (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Guilherme Rodrigue Leite (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Alexandre Cestari (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Guilherme Christiani (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Sandro Rogério de Sousa (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Jean Carlos Rodrigues da Silva (IFSP - Instituto Federal de São Paulo / FMRP/USP - Departamento de Bioquímica da FMRP/USP)

Resumo

Devido à limitação das reservas de petróleo e às preocupações ambientais, o biodiesel tem ganhado atenção como uma fonte alternativa de energia. Atualmente ele é produzido a partir de soja, girassol, palma, coco, pinhão-manso, óleo residual e gordura animal. Entretanto, existem diversas limitações para o uso dessas fontes. Microalgas estão entre as mais promissoras fontes não-alimentares de matéria-prima para biocombustíveis, pois apresentam baixos custos de colheita e transporte, menor gasto de água comparado aos cultivos de plantas e o cultivo pode ser realizado em condições não adequadas para a produção de outras culturas. O presente trabalho teve como objetivo o estudo de microalgas coletadas de um lago da água doce do município de Matão/SP, Brasil, como fonte potencial para a produção de biodiesel. Para os cultivos mistos, amostras coletadas foram inoculadas em frascos contendo 5L de meio Bold, mantidas sob iluminação e aborbulhamento de ar. Para o isolamento de culturas, alíquotas foram diluídas em série e inoculadas em placas de Petri contendo meio Bold solidificado. As placas foram incubadas a 27°C sob iluminação contínua. Colônias isoladas foram inoculadas em 200 mL de meio Bold e mantidas a 27°C, fotoperíodo de 16h claro: 8h escuro, sob agitação. As microalgas foram coletadas por centrifugação, lavadas com água destilada e mantidas a 60°C por 24h. Os lipídios foram extraídos pelo método de Folch e transesterificados utilizando metanol e hidróxido de potássio. O resultado da reação foi analisado por GC-MS. No cultivo misto, após 10 dias foram identificadas microalgas dos gêneros Chlorella (5,2x107 células/mL), Chlamydomonas (104células/mL), Monoraphidium (5x104 células/mL), Scenedesmus (2x104 células/mL). A produção de óleo foi de 9,7% em relação ao peso seco. Após o processo de transesterificação foram obtidos 86,3% de metil ésteres de ácidos graxos, sendo 45% de C20:3, 28,8% de C18:2, 20% de C16:0 e 6,2% de C18:3. A cultura isolada de Chlorella sp. produziu 13,8% de lipídeos. Após transesterificação a análise revelou 80% metil ésteres de ácidos graxos, sendo 2,6% de C12:0, 10,4% de C18:3, 18 % de C16:0, 32% de C18:2 e 37 % de C20:3. Os resultados deste estudo indicam que as linhagens naturalmente isoladas tem potencial para uso na produção de biodiesel, tanto em cultivos mistos em sistemas abertos como em sistemas fechados com cultivos axênicos.


Palavras-chave:  Biodiesel, Microalgas, Chlorella, Isolamento, Lipídeos