XXI ALAM
Resumo:1080-1


Poster (Painel)
1080-1DETERMINAÇÃO DE GENES SEXUAIS (MATα e MATa) EM ISOLADOS CLÍNICOS DE Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii.
Autores:Ana Karla Lima Freire (UEA - Universidade do Estado do Amazonas / FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado) ; Amaury dos Santos Bentes (UEA - Universidade do Estado do Amazonas / FMT-HVD - Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado) ; Alita Moura de Lima (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Ana Cláudia Alves Cortez (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Maurício Morishi Ogusku (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Julia Ignez Salem (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; João Vicente Braga de Souza (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Resumo

A Criptococose é uma micose sistêmica que acomete órgãos internos e a pele. Cryptococcus neoformans e C. gattii são as espécies patogênicas causadoras da doença e reproduzem-se assexuadamente, estando a grande maioria dos isolados clínicos e ambientais presentes na forma anamórfica haplóide. Apesar disso, essa levedura pode se reproduzir sexuadamente, correspondendo ao seu estado teleomorfo. Estas espécies possuem dois tipos sexuais ou mating types (MAT) complementares: MATa e MATα. O MATα é o tipo que apresenta maior prevalência, tanto em amostras clínicas como ambientais. O objetivo deste estudo foi determinar os genes sexuais (MATα e MATa) em isolados clínicos de Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. O mating type das espécies de Cryptococcus foi determinado em 60 isolados clínicos utilizando PCR. Os primers do tipo α-específicos foram Mat-αF e Mat-αR; e os primers do tipo a-específicos foram Mat-aF e Mat-aR. A reação de PCR conteve 20 ng de DNA molde, solução tampão (Tris-HCl 10 mM, pH 8,3, KCl 50 mM, MgCl2 1,5 mM), 0,2 mM de cada dNTP e 20 ng cada primer (dependendo do tipo sexual a ser elucidado), e 1,5 U de Taq DNA polimerase. Os produtos de amplificação foram analisados por eletroforese em gel de agarose 2%, por 3 h a 110 V. Quanto à caracterização dos mating types contatou-se que 96,6% (58/60) eram do tipo α e apenas 3,4% (2/60) do tipo a, onde o MATα gerou um fragmento de 101 pares de base (pb). Dos 58 isolados do tipo α, 38 eram C. neoformans, 17 foram C. gattii e três não conseguiram ser determinados. Já os dois isolados do tipo a correspondiam em sua totalidade à C. neoformans. O tipo sexual α teve maior prevalência em amostras clínicas, o que pode ser justificado devido às vantagens seletivas de maior sobrevivência no meio ambiente e maior virulência. A sugestão tem por base, estudos de infecção em camundongos que demonstraram que o, mating type do tipo α é significativamente mais virulento que o a. Por tudo isto, concluiu-se que o mating type α é o prevalente dentre os isolados, o que favorece o crescimento de casos graves de Criptococose.


Palavras-chave:  Cryptococcus, Mating types, PCR