XXI ALAM
Resumo:1077-1


Poster (Painel)
1077-1CARACTERIZAÇÃO DE Escherichia coli ENTEROPATOGÊNICA ATÍPICA (aEPEC) EM ANIMAIS SILVESTRES CAPTURADOS NA REGIÃO AMAZÔNICA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE SEQUENCIAMENTO.
Autores:Daniela Cristiane da Cruz Rocha (IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Edvaldo Carlos Brito Loureiro (IEC - Instituto Evandro Chagas)

Resumo

Introdução: Dentre os patótipos de Escherichia coli que se destacam por estar associados à doença no trato intestinal de seres humanos estão as E. coli enteropatogênicas (EPEC). A EPEC compreende uma das seis categorias diarreiogênicas classificadas de acordo com a presença de genes de virulência. Atualmente, a EPEC é subdividida em típica e atípica, sendo que as típicas possuem o gene ,eae que codifica a intimina e bfp que codifica a fimbria BFP, e as atípicas possuem o gene eae, mas não são portadoras do gene bfp. A principal diferença no campo epidemiológico se deve ao fato de que as EPEC típica têm os seres humanos como principal reservatório, e as EPEC atípicas serem isoladas de humanos e determinados animais. Assim o objetivo deste estudo é identificar animais silvestres como reservatórios de E. coli enteropatogênica atípicas (aEPEC), através da detecção dos genes de virulência eae e bfpA, sequenciamento do gene eae e comparação das sequencias obtidas com as sequencias do gene eaedepositadas em bancos de dados de DNA (GenBank). Material e Métodos: Foram pesquisados os fatores de virulência de aEPEC (eae e bfp) em 263 amostras de E.coli isoladas de 260 animais silvestres capturados em três municípios do Estado do Pará (Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás). Os métodos de pesquisa utilizados foram a PCR seguidas do Sequenciamento utilizando a plataforma ABI 3130 (Applied Biosystems) utilizando o kit ABI PRISM™ Dye Termínator Cycle Sequencíng (Applied Bíosystems). Dentre as 263 amostras de E.coli avaliadas, em 3,4 % (9/263) foram identificadas aEPEC, distribuídas entre Roedores 3,0% (8/263) e Marsupial 0,4% (1/263). As sequências produzidas foram editadas no programa Sample Manager, acoplado ao ABI 3130 DNA Sequencer, e posteriormente analisadas no programa BioEdit v 7.1.3. Discussão dos Resultados: Os marcadores de virulência analisados revelaram que as aEPEC isoladas destes animais possuem características genéticas semelhantes àquelas com potencial para causar diarreia em humanos, pois, a análise das sequencias do gene eae estão conservadas em amostras isoladas de animais e humanos. Conclusão: No presente estudo foi observado que amostras de aEPEC provenientes de Roedores e Marsupial silvestres possuem grande similaridade nas sequências do gene de virulência eae, portanto isolados de aEPEC provenientes destes animais são potenciais patógenos para seres humanos.


Palavras-chave:  Animais silvestres, E. coli enteropatogênica atípica, PCR, Sequenciamento