XXI ALAM
Resumo:1073-1


Poster (Painel)
1073-1Desenvolvimento de uma nova estratégia vacinal contra Tuberculose utilizando Lactococcus lactis invasivas como veículo para a entrega do plasmídeo vacinal codificando o antígeno Ag85A de Mycobacterium tuberculosis a células mamíferas.
Autores:Pamela Del Carmen Mancha Agresti (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Camila Prósperi de Castro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Janete dos Santos Coelho (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Fernanda Alvarenga Lima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Meritxell Zurita-turk (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vanessa Vastos Pereira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Tessália Saraiva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vasco Azevedo (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Sophie Leclercq (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Anderson Miyoshi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

As mucosas são as primeiras linhas de defesa do organismo, portanto são consideradas alvos atraentes para a entrega de diversas drogas biológicas. Assim sendo, o uso de bactérias como veículo para entrega de plasmídeos vacinais, pela via das mucosas, constitui uma estratégia vacinal promissora. Bactérias patogênicas atenuadas vêm sendo utilizadas para tais fins, ainda que apresentem risco de reversão da patogenicidade e não sejam, assim, totalmente seguras para uso humano. Lactococcus lactis é uma Bactéria Láctica modelo considerada segura e, portanto, vem sendo utilizada para a produção e entrega de antígenos ao nível de mucosas; o que constitui uma alternativa segura para a entrega de plasmídeos vacinais. Neste contexto, a utilização de linhagens invasivas de L. lactis (L. lactis FnBPA+) para entrega de um vetor de expressão eucariótica (pValac; Vaccination using Lactic acid bacteria) codificando o antígeno Ag85A de Mycobacterium tuberculosis representaria uma estratégia promissora para o controle da tuberculose, doença infecto-contagiosa que acomete 1/3 da população mundial na forma latente. Objetivos: Construir e avaliar a funcionalidade do plasmídeo pValac:Ag85A, utilizando a linhagem L. lactis FnBPA+ para a entrega do mesmo a células mamíferas. Métodos: A ORF Ag85A de M. tuberculosis, isolada a partir do DNA genômico da linhagem H37Rv, foi clonada no vetor pValac. A fim de se avaliar a funcionalidade do plasmídeo pValac:Ag85A, células eucarióticas da linhagem CHO (Chinese Hamster Ovary) foram transfectadas com o referido plasmídeo. A expressão da proteína Ag85A foi avaliada pela técnica de Imunocitoquimica. Camundongos Balb/C serão imunizados com L. lactis FnBPA+(pValac:Ag85A) e a resposta imune gerada será avaliada. Resultados Parciais : A sequência codificadora de Ag85A foi amplificada e clonada no vetor pValac. O vetor pValac:Ag85A foi então transfectado em células eucarióticas da linhagem CHO e a expressão da proteína Ag85A foi confirmada por microscopia confocal e citometria de Fluxo. Conclusões: A construção do vetor pValac:Ag85A fornece perspectivas para que este sistema seja testado como uma possível vacina de DNA, constituindo assim, uma estratégia inovadora para imunização contra a tuberculose.


Palavras-chave:  Ag85A, Lactococcus lactis, Mycobacterium tuberculosis., pValac, Vacina de DNA