XXI ALAM
Resumo:1070-2


Poster (Painel)
1070-2Qualidade microbiológica do mel de abelhas Apis mellífera produzido por pequenos produtores da Região do Alto Turi, Maranhão
Autores:Irani Nunes Brito (IFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Josilene Lima Serra (IFMA - Instituto Federal do Maranhão) ; Adenilde Ribeiro Nascimento (UFMA - Universidade Federal do Maranhão) ; Joyce Bittencourt Athayde Lima (IFMA - Instituto Federal do Maranhão)

Resumo

O mel é um alimento bastante apreciado pela população maranhense, devido seu sabor característico e propriedades medicinais. Porém, por ser um produto bastante manipulado pelos produtores, principalmente no processo de extração e envaze, está sujeito à contaminação por diferentes microrganismos. Em alguns municípios do Maranhão, as condições higiênico-sanitárias de produção de mel são precárias, fato preocupante do ponto de vista da saúde pública, uma vez que o mel pode atuar como veiculador de diversos patógenos. Em virtude do presente cenário, este trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica dos méis produzidos por pequenos produtores da Região do Alto Turi, Maranhão. Este trabalho consistiu de duas etapas, a etapa de diagnóstico das condições higiênicas de processamento, onde foi elaborado e aplicado questionários a 20 apicultores locais e uma etapa de análise microbiológica do mel, através da contagem de bactérias aeróbias mesófilas e contagem de bolores e leveduras. Foram coletadas 20 amostras de méis de abelhas Apis mellifera. Os resultados obtidos através das entrevistas revelam que a maioria dos apiários visitados encontram-se em condições insatisfatórias para processamento do mel. Apesar de 83% dos estabelecimentos apresentarem equipamentos, utensílios e matérias apícolas em conformidade com a legislação vigente, apenas 14% apresentam infraestruturas adequadas para o processamento deste produto. Em relação as condições higiênicas de manipulação, manejo de resíduos e abastecimento de água, nenhum dos estabelecimento visitados estavam dentro das normas. Nas análises microbiológicas, observou-se a presença de bactérias mesófilas e bolores e leveduras em 45 e 20% dos méis analisados, respectivamente. As contagens de bactérias mesófilas variaram de 1x101 a 3x101, enquanto que, bolores e leveduras variaram de 1x 101 a 3,4x102. As condições insatisfatórias de manipulação e processamento do mel nos apiários visitados, bem como, a presença de fungos na maioria das amostras são fatores que podem comprometer a qualidade do mel produzido nesses estabelecimentos, por isso recomenda-se a implantação das boas práticas de fabricação para que haja a garantia da qualidade do mel produzido.


Palavras-chave:  Mel, qualidade microbiológica, apiários