XXI ALAM
Resumo:1067-1


Poster (Painel)
1067-1ESTUDO IN VITRO E IN VIVO DA PATOGENICIDADE DE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida ISOLADAS DA CAVIDADE BUCAL DE PACIENTES HIV POSITIVOS
Autores:Júnia Oliveira Barbosa (FOSJC/UNESP - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos / UNESP) ; Rodnei Dennis Rossoni (FOSJC/UNESP - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos / UNESP) ; Juliana Campos Junqueira (FOSJC/UNESP - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos / UNESP) ; Antônio Olavo Cardoso Jorge (FOSJC/UNESP - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos / UNESP)

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a patogenicidade das leveduras do gênero Candida isoladas da cavidade bucal de pacientes HIV positivos por meio de estudo in vitro e in vivo. Foram analisadas 33 cepas de Candida spp., incluindo as seguintes espécies: C. albicans, C. dubliniensis, C. glabrata, C. tropicalis, C. krusei, C. parapsilosis, C. dubliniensis, C. norvegensis, C. lusitaniae e C. guilliermondii. Para o estudo in vitro, as cepas de Candida foram testadas em relação à atividade enzimática quanto à produção de proteinase e fosfolipase. Para a realização do estudo in vivo, as cepas de Candida foram inoculadas em modelos de invertebrados de Galleria mellonella para indução de candidose experimental. A atividade enzimática foi verificada na maioria das espécies, sendo predominante em C. albicans e C. dubliniensis. C. guilliermondii foi a única espécie que não produziu nenhuma enzima testada. C. albicanse C. dubliniensis também foram as espécies mais virulentas em G. mellonella. Os resultados das atividades enzimáticas foram analisados por estatística descritiva e em relação aos experimentos com G. mellonella, foi realizada a curva de morte e estimativa das diferenças na sobrevivência pelo método de Log-rank (Mantel-Cox) utilizando o Programa Graph Pad Prism. A partir dos resultados dos testes in vitro e in vivo, foi feito o teste de correlação de Pearson, onde mostrou que existe correlação significante entre a capacidade de produção de proteinase e fosfolipase pelas cepas de Candida com a sua virulência em G. mellonella. Concluiu-se que houve correlação significante entre a capacidade de produção de proteinase e fosfolipase pelas cepas de Candida com a sua patogenicidade em G. mellonella para todas as espécies estudadas. C. albicans e C. dubliniensis foram as espécies mais patogênicas tanto nos testes in vitro como in vivo.


Palavras-chave:  Candida, Fatores de virulência, Galleria mellonella