XXI ALAM
Resumo:1060-3


Poster (Painel)
1060-3PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE Pseudomonas sp ISOLADAS DE AMOSTRAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL ORIUNDAS DE PACIENTES DA UTI DE UM HOSPITAL NO SUL DA BAHIA
Autores:Spencer Silva Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Flamélia Carla Silva Oliveira (HCMF - Laboratório de Microbiologia/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Danyelle Alves Martins Assis (HCMF - Laboratório de Microbiologia/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Galileu Barbosa Costa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Helena dos Santos Batista Borges (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Patrícia Couto Macêdo (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Clóvis Nunes de Aquino Júnior (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho)

Resumo

As bactérias do gênero Pseudomonas são importantes agentes infecciosos em ambientes hospitalares, sendo responsáveis por infecções de localizações variadas com elevada taxa de morbi-mortalidade e com raros quadros de infecções comunitárias em indivíduos saudáveis. No Brasil, é o patógeno mais freqüentemente isolado em pacientes com pneumonia hospitalar e a segunda maior causa de infecções do trato urinário e de sítio cirúrgico. Suas características intrínsecas e adquiridas de resistência a vários antimicrobianos dificultam o tratamento, resultado no aparecimento de amostras multirresistentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a susceptibilidade de Pseudomonas sp isoladas de amostras de secreção traqueal provindas de pacientes do Centro de Terapia Intensiva de um hospital da região sul da Bahia. Os microrganismos foram isolados em meios de cultura seletivos, identificados por provas bioquímicas e submetidos ao teste de susceptibilidade aos antimicrobianos pelo método de difusão de discos em Ágar Mueller-Hinton. Durante o período de junho de 2011 a junho de 2012, um total de 44 pacientes apresentaram infecção por Pseudomonas sp. Dos antimicrobianos testados, aqueles para os quais houve maior sensibilidade foram aztreonam (70,5%), ceftazidima (52,3%), amicacina (50%) e polimixina (100%). Vale destacar que a resistência foi verificada frente à cefepime, imipenem, meropenem e levofloxacina, em respectivamente, 43,2%, 59%, 56,8% e 61,3% das amostras. A incidência de bactérias do gênero Pseudomonas relacionada com sua resistência natural e adquirida a diversos antibióticos, além de refletir o alto grau de debilidade dos pacientes internados em CTIs e as dificuldades terapêuticas. Assim, a necessidade de vigilância individualizada dos perfis de susceptibilidade e resistência deve auxiliar na adoção de políticas concretas no que diz respeito ao futuro da quimioterapia antimicrobiana, reduzindo a disseminação das amostras resistentes em instituições de saúde.


Palavras-chave:  Pseudomonas sp, susceptibilidade, antimicrobianos, CTI