XXI ALAM
Resumo:1052-1


Poster (Painel)
1052-1Influência das concentrações de fonte de carbono e fonte de nitrogênio sobre a produção de lacase por Pleurotus ostreatus
Autores:Marcelo Cesa (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville) ; Jamile Rosa Rampinelli (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Mariane Bonatti-chaves (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville) ; Marcia Lange Silveira (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville) ; Regina Maria Miranda Gern (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville) ; Elisabeth Wisbeck (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville) ; Agenor Furigo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sandra Aparecida Furlan (UNIVILLE - Universidade da Regiao de Joinville)

Resumo

Fungos do gênero Pleurotus têm demonstrado ser bons produtores de enzimas como xilanase, carboximetil celulase, lacase, lignina peroxidase, manganês peroxidase, dentre outras. Diversos estudos sobre a produção destas enzimas vêm sendo realizados, principalmente em relação à composição do meio de cultivo. Vários autores têm estudado a influência de diversos tipos e concentrações de fontes de carbono, nitrogênio e indutores sobre a atividade destas enzimas, às quais são atribuídas aplicações como produção de etanol, descoloração, branqueamento e despolpação para remoção de componentes fenólicos de efluentes, sucos de fruta e vinho, remediação de solos e águas contaminados. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade de lacase por P.ostreatus utilizando como base para o meio de cultivo a água proveniente da primeira etapa do processo de produção de cogumelos. A primeira etapa do cultivo de Pleurotus em meio sólido envolve a umidificação do substrato (resíduo lignocelulósico, neste trabalho palha de bananeira) por imersão em água por 12 horas e posterior drenagem da água excedente. À água de imersão adicionou-se (a) 150 μM de sulfato de cobre e 60 g L-1 de pó de cascas de banana, sem ajuste do pH do meio e (b) 10 g L-1 de glicose, 5,4 mM de tartarato de amônio, 150 μM de sulfato de cobre e 60 g L-1 de pó de cascas de banana. O pH do meio de cultivo foi ajustado em 6,0. Os experimentos foram realizados em frascos Erlenmeyer de 500 mL contendo 100 mL de meio de cultivo cada. Os frascos foram inoculados com 2 discos de ágar de 13 mm de diâmetro contendo micélio e incubados a 30•C com agitação recíproca de 110 min-1 por 13 dias. Após este período foi medida a atividade de lacase nos meios. No meio de cultivo (a) a atividade foi de 262 U L-1 enquanto que o meio de cultivo (b) propiciou o aumentou de nove vezes na síntese de lacase, atingindo 2.369 U L-1.


Palavras-chave:  Pleurotus ostreatus, resíduos agroindustriais, lacase