XXI ALAM
Resumo:1043-1


Poster (Painel)
1043-1AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME POR Listeria monocytogenes EM AÇO INOXIDÁVEL UTILIZANDO TÉCNICA RÁPIDA PARA ANÁLISE SIMULTÂNEA DE GRANDE NÚMERO DE AMOSTRAS
Autores:Fernanda Barbosa dos Reis (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Elaine Cristina Pereira de Martinis (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)

Resumo

Listeria monocytogenes pode formar biofilmes em ambientes e equipamentos de processamento de alimentos, o que confere proteção frente à ação de desinfetantes e representa uma fonte potencial de contaminação de produtos prontos para o consumo. Esta bactéria pode causar doença invasiva (listeriose) que acomete principalmente gestantes, recém-nascidos, idosos e pacientes imunocomprometidos. Neste trabalho, a adesão de L. monocytogenes foi avaliada pelo método de quantificação de biomassa com coloração com cristal violeta, em microplacas de 96 poços confeccionadas sob encomenda (Bonther, Ribeirão Preto) com aço inoxidável AISI 304, o que permitiu a análise de um grande número de amostras simultaneamente, em comparação com testes tradicionalmente feitos em cupons de aço inoxidável. Foram estudadas L. monocytogenes Va1, Va2, V1, V2 e V3 (de alimentos), 26C (de ambiente), ATCC 19115 e IAL 633 (de referência). Culturas ativas (108 L. monocytogenes/mL) obtidas em caldo Infusão Cérebro Coração foram inoculadas em placas de 96 poços (107-108 L. monocytogenes/mL) e incubadas por 1, 4 e 8 dias a 25ºC. Foi também testado o efeito de surfactina na dispersão de biofilmes formados em superfície de aço inoxidável por 4 e 8 dias a 25ºC, por meio do tratamento dos poços das placas por 1 hora com 0,75mg/mL de solução de surfactina comercial de Bacillus subtilis. Após a incubação, os poços foram lavados com solução salina fosfatada tamponada pH 7,0 (PBS) para remover células planctônicas, adicionados de solução de cristal violeta 0,1% e descorados com etanol 95%. A solução obtida foi transferida para placa de poliestireno de 96 poços para leitura da densidade ótica (DO) a 600nm (Varian Cary 50 Microplate Reader). Os resultados foram comparados pelo teste de uma via ANOVA seguido do pós-teste Bonferroni e revelaram que todos os isolados de listeria apresentaram fraca adesão (DOC < DO ≤ 2 x DOC) e só houve diferença estatística significativa com 8 dias de incubação de L. monocytogenes (ATCC 19115 e IAL 633) em comparação ao controle negativo (P<0,05 e P<0,01, respectivamente). Apesar da classificação dos isolados como fracamente adesivos, foi observada persistência de L. monocytogenes mesmo após 8 dias de incubação e, para a maioria dos isolados, a adição de surfactina não interferiu na dispersão dos biofilmes.


Palavras-chave:  Listeria monocytogenes, adesão, surfactina