XXI ALAM
Resumo:1042-1


Poster (Painel)
1042-1Avaliação do Sistema Automatizado Vitek 2 compact para a Detecção de Beta-Lactamase de Espectro Ampliado (ESβL) em Amostras de Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli
Autores:Jussimara Monteiro (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Jéssica Werneck (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Kevin Ronald Crawford (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Ana Paula Lobo Jatene (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Fabiana M. Boaretti (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) ; Sergio Tufik (AFIP - Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa)

Resumo

Introdução: O sistema automatizado Vitek 2 compact é um dos equipamentos mais utilizados em Laboratórios de Microbiologia Clínica para a identificação e avaliação do perfil de sensibilidade, incluindo a detecção de ESβL em amostras clínicas de Enterobactérias. O objetivo deste estudo foi determinar o valor preditivo positivo (VPP) para a detecção de ESβL pelo sistema Vitek 2 compact comparado com as metodologias de Disco Aproximação (DA) e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Material e Método: Foram selecionadas para o estudo amostras clínicas de K. pneumoniae (n=24) e E. coli (n=16) com resultado positivo para a detecção de ESβL pelo sistema Vitek 2 compact utilizando o cartão AST-N104. Todas as amostras foram submetidas à metodologia de DA para confirmação do fenótipo ESβL, onde foi utilizado: amoxicilina/ácido clavulânico, cefotaxima, ceftazidima, ceftriaxona e aztreonam respeitando o diâmetro de 25 mm entre os discos. Para confirmar a presença das β-lactamases foi realizada a metodologia da PCR para a detecção dos genes blaTEM, blaSHV e blaCTX-M. Resultados: De acordo com a análise pelo Vitek 2, 10% (4/40) das amostras testadas e caracterizadas como ESβL positivas, não confirmaram a presença do fenótipo ESβL pelo teste de DA, sendo o VPP para a detecção do fenótipo ESβL de 90% (36/40). Entre as quatro amostras discordantes, três carreavam apenas o gene blaSHV e uma carreava o gene blaTEM. Dentre as amostras que apresentaram concordância Vitek 2 e DA, 30,5% (11/36) carreavam simultaneamente os genes blaCTX-M, blaTEM e blaSHV, 13,9% (5/36) carreavam apenas o gene blaCTX-M e 50% (20/40) carreavam os genes blaTEM e/ou blaSHV. Conclusões: Este estudo demonstrou que o sistema Vitek 2 compact ofereceu um satisfatório VPP para a detecção de ESβL, entretanto a obtenção de resultado “falso positivo” sugere a necessidade de um teste confirmatório para a detecção de ESβL, especialmente em amostras que apresentarem resultado fenotípico positivo para ESβL, com CIM, ≤ 1 µg/mL para cefotaxima e ceftazidima, visto que pela classificação de Bush & Jacoby., 2010, as β-lactamases TEM-1, TEM-2 e SHV-1 não são consideradas ESβL, embora possam ser inibidas pelo ácido clavulânico e tazobactam.


Palavras-chave:  Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Beta-Lactamase de Espectro Ampliado, Sistema Automatizado