XXI ALAM
Resumo:1030-2


Poster (Painel)
1030-2AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA BACILOSCOPIA DOS LABORATÓRIOS LOCAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA/SP – BRASIL
Autores:Adriana Cavalcante Santiago (CLR IAL - SANTOS - Instituto Adolfo Lutz) ; Liliana Aparecida Zamarioli (CLR IAL - SANTOS - Instituto Adolfo Lutz) ; Andrea Gobetti Coelho Bombonatte (CLR IAL - SANTOS - Instituto Adolfo Lutz) ; Clemira Martins Pereira (CLR IAL - SANTOS - Instituto Adolfo Lutz) ; Felipe Araujo de Souza Ferreira (CLR IAL - SANTOS - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) é um problema prioritário de saúde no mundo e a forma pulmonar é a mais frequente. A baciloscopia de escarro pelo método de Ziehl-Neelsen (ZN) é utilizada para o diagnóstico e acompanhamento da doença, este método é considerado rápido, confiável e econômico, pois permite detectar as fontes de infecção – os bacilíferos. Para assegurar a qualidade e a padronização dos exames de baciloscopia, o Programa Nacional de Controle da TB (PNCT) do Ministério da Saúde (MS) recomenda à rede de laboratórios de diagnóstico da TB a utilização do Controle Externo de Qualidade (CEQ). Objetivo: Avaliar a qualidade das baciloscopias de escarro dos Laboratórios Locais da Região Metropolitana da Baixada Santista/SP no período de 2011. Método: O presente estudo avaliou a qualidade da baciloscopia de 2.982 esfregaços de escarro pelo método de Ziehl-Neelsen (ZN) em cinco unidades municipais de Laboratório de Saúde Pública. As metodologias utilizadas seguiram o padrão do Manual Nacional de Vigilância Laboratorial de Tuberculose e outra Micobactérias ano 2008, do Programa Nacional de Controle da TB (PNCT). Os itens avaliados pelo Laboratório de Referência em TB foram: análise macroscópica (distensão) e microscópica (coloração) do esfregaço e análise da concordância da releitura das lâminas. Resultado e Discussão: Dentre o total de 400 lâminas avaliadas, 102 (25,5%) lâminas foram caracterizadas como inadequadas na avaliação macroscópica e 39 (9,8%) lâminas foram caracterizadas como inadequadas na avaliação microscópica. No item análise de concordância da releitura, duas unidades de diagnóstico laboratorial da TB apresentaram baixo nível de concordância, não sendo aprovados no CEQ da Baciloscopia. Conclusão: Sugere-se a concomitância das atividades do CEQ das Baciloscopias e a capacitação dos profissionais de laboratório, com a aplicação de ações corretivas nas principais causas de erro no desenvolvimento do exame.


Palavras-chave:  Controle de qualidade, Baciloscopia, Tuberculose