XXI ALAM
Resumo:1025-2


Poster (Painel)
1025-2Perfil de susceptibilidade antimicrobiana e avaliação de genes de resistência em isolados clínicos de Acinetobacter baumannii
Autores:Daniella Cristina Rodrigues Pereira (INCQS - Instituto Nacional de Contrelo de Qualidade em Saúde / PPGVS - Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária) ; Marta de Campos Neves (INCQS - Instituto Nacional de Contrelo de Qualidade em Saúde) ; Cristina Ferreira E Teixeira (UGF - Universidade Gama Filho) ; Maria José Souza (HSE - Hospital dos Servidores do Estado) ; Maria Helena Simões Villas Bôas (INCQS - Instituto Nacional de Contrelo de Qualidade em Saúde / PPGVS - Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária)

Resumo

Acinetobacter baumannii constitui um importante agente de infecções nosocomiais, o que tem levado ao uso extensivo de terapia antimicrobiana em hospitais e contribuído para a seleção e aumento do número de isolados resistentes a vários antimicrobianos. Associado a isso, existem relatos na literatura ressaltando a grande capacidade de A. baumannii em adquirir mecanismos de resistência a diferentes classes de antibióticos e alguns desinfetantes. Este trabalho teve por objetivos a confirmação da identificação fenotípica de 100 isolados nosocomiais de A. baumannii oriundos de diferentes hospitais do Rio de Janeiro, além da avaliação da suscetibilidade aos antimicrobianos e detecção de genes de resistência. Os isolados foram submetidos a provas bioquímicas para a identificação da espécie: motilidade, indol, citrato, catalase, citocromo oxidase, hidrólise da esculina, OF glicose, MacConkey e crescimento a 42°C, além da identificação automatizada e da verificação da suscetibilidade aos antimicrobianos pelo sistema Vitek 2, utilizando-se o cartão de identificação de Gram-negativos não-fermentadores de glicose e do cartão para suscetibilidade de Gram-negativos aeróbios com significado clínico. A extração do material genético foi feita usando Dneasy Tissue Kit (Qiagen), e a seguir foram realizadas a detecção das sequências gênicas de inserção de ISAba1 e dos genes blaOXA-23, blaOXA-51 e qacE∆1 pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase. Todos os isolados foram identificados como A. baumannii. A PCR possibilitou a detecção dos 3 genes codificadores de carbapenemases em 94 isolados e nos 6 restantes foram detectados pelo menos 1 dos genes analisados. O gene qacE∆1 foi detectado em apenas 6 isolados. A maioria dos isolados foi resistente aos carbapenêmicos, cefalosporinas, aminoglicosídeos e penicilinas e 2 foram sensíveis à polimixina E. Em conclusão, de acordo com os resultados apresentados, verifica-se a urgência no controle dos isolados multirresistentes de A. baumannii, associado não somente à descoberta dos mecanismos de adaptação ligados à resistência a desinfetantes e antimicrobianos, como também ao estudo de características fenotípicas que possibilitem a permanência e disseminação dessas bactérias em ambientes hospitalares.


Palavras-chave:  Acinetobacter baumannii, genes de resistência, antibiograma, PCR, desinfetantes