XXI ALAM
Resumo:1023-1


Poster (Painel)
1023-1Isolamento, Caracterização e Identificação de Fungos Filamentosos Coletados no Parque Nacional da Serra da Bocaina
Autores:Caio Cesa de Carvalho (USP - Universidade de São Paulo) ; Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli (USP - Universidade de São Paulo) ; João Atílio Jorge (USP - Universidade de São Paulo / USP - Universidade de São Paulo) ; Carla Desagiacomo (USP - Universidade de São Paulo) ; Jorege Betini (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

O amido é um polissacarídeo de reserva das plantas e possui muitas aplicações biotecnológicas, sendo a sua hidrólise realizada pelas amilases, que quebram as ligações glicosídicas α-1,4. Essas enzimas são produzidas por animais, plantas, fungos e bactérias e exercem um importante papel nas indústrias de processamento de amido, têxtil, de papéis, detergentes e ração animal. A diversidade de fungos filamentosos que colonizam a região do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é pouco conhecida e dentre estes organismos não há relatos da atividade amilolítica. Este trabalho consiste na prospecção de fungos filamentosos coletados em uma casa de farinha localizada na reservado PNSB, na região pertencente ao município de Parati- RJ. Foram isolados 40 fungos de diferentes pontos na casa de farinha (prensagem, torração final e despejo de resíduos sólidos da farinha de mandioca ou crueira). Para a etapa de isolamento foi feito o inoculo do material coletado em placas de Petri contendo meio sólido de aveia com pentabiótico veterinário e posteriormente incubado a 30°C até a tomada da superfície do meio pelos fungos. Estes foram isolados com base no aspecto do micélio e cor dos esporos e outras características do anverso e reverso das colônias. Cada colônia foi re-inoculada por estrias de esgotamento em meio BDA, até a obtenção de culturas puras. Posteriormente, a atividade amilolítica dos fungos isolados foi avaliada utilizando como condição de cultivo a fermentação líquida em meio CP suplementado com amido1,5%. A atividade amilásica foi determinada pelo método ADNS. Dentre os 40 fungos isolados foram identificados cinco bons produtores de amilases, os quais estão em fase de identificação por análises morfológicas e moleculares (ITS). Resultados prévios já confirmaram a presença de Aspergillus niger e Penicillium crutosum dentre os isolados, sendo este último um fungo pouco estudado em nível molecular e bioquímico com referência ao sistema amilolítico. Desta forma, os resultados são promissores, considerando a grande aplicabilidade da enzima em estudo e os fungos prospectados.


Palavras-chave:  amilase, caracterização, identificação, isolamento, serra da bocaina