XXI ALAM
Resumo:1006-1


Poster (Painel)
1006-1INVESTIGAÇÃO DE RNAm DE MYCOBACTERIUM LEPRAE EM COLEÇÕES DE ÁGUA AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO DO NORTE, CRATO E SOBRAL.
Autores:Maísa Viana de Holanda (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Maria Luísa Bezerra de Macedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Thais Eveline Oliveira dos Santos (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Lívia Érika Carlos Marques (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; José Antônio Beltrão Sabadia (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Cristiane Cunha Frota (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

INTRODUÇÃO. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae que afeta os nervos periféricos e a pele. O principal modo de transmissão da doença está relacionado com a eliminação dos bacilos provenientes de pacientes multibacilares através do trato respiratório superior. Porém, atualmente, é pesquisada a possível interferência de fatores ambientais na transmissão da hanseníase, como solo, água, vegetação e tatus. O presente trabalho buscou avaliar a presença e a viabilidade do M. leprae em coleções de água ambientais coletadas nos municípios cearenses de Juazeiro do Norte, Crato e Sobral empregando técnicas de biologia molecular. MATERIAIS E MÉTODOS. Foram coletadas amostras de água em frascos estéreis de 1000 mL, sendo cinco amostras por local de coleta nos 17 reservatórios selecionados, totalizando 85 amostras de água. Foi realizada a extração de RNA total dessas amostras com auxílio do kit PowerWater RNA Isolation (Mo Bio). Posteriormente, foi realizada amplificação do RNAm com o kit OneStep RT-PCR (QIAGEN)e o produto de 187pb relativo ao gene gyrA do M. leprae foi visualizado em gel de agarose 1% corado com brometo de etídio. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. A pesquisa da viabilidade de bacilos em amostras ambientais com o uso de métodos moleculares já foi realizada em outros estudos na Índia e no Reino Unido. Em 35 das 85 amostras analisadas, foi detectada a presença de RNAm, correspondendo a uma positividade de 41,2%. O município de Juazeiro do Norte apresentou positividade em todos os cinco reservatórios analisados (100%), possuindo um sítio de coleta com todas as amostras positivas. Ambos os municípios de Crato e Sobral obtiveram positividade de 75% nos reservatórios pesquisados. Nos pontos de coleta, seis locais possuíram duas amostras com positividade (40%). Esse alto nível de detecção de RNAm representa uma possível contribuição da água contaminada na alta prevalência desta doença nestes municípios. CONCLUSÃO. A presença de RNAm de M. leprae nestas amostras de água demonstra não somente a existência do bacilo da hanseníase, mas indica fundamentalmente para a existência de bactérias viáveis nessas amostras. Desta forma, torna-se importante uma maior investigação da influência dos fatores ambientais na dinâmica de transmissão da hanseníase. Fonte de Financiamento: CNPq Projeto 577028/2008-1


Palavras-chave:  Água, Mycobacterium leprae, RNAm