XXI ALAM
Resumo:1001-1


Poster (Painel)
1001-1Uso de casca de batata como fonte de carbono alternativa para a indução de enzimas amilolíticas por fungos filamentosos
Autores:Tony Marcio Silva (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Ricardo Fernandes Alarcon (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Marcelo Rodrigues Pinto (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; João Atílio Jorge (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Luis Henrique de Souza Guimarâes (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli (FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)

Resumo

Amilases são enzimas que hidrolisam amido em glicose, maltose e maltooligossacarídeos. São divididas em endoamilases que rompem ligações no interior do substrato e exoamilases que hidrolisam unidades do final não redutor do substrato. Fungos filamentosos como Aspergillus niveus, A. terreus, A. caespitosus, A. phoenicis, A. japonicus e Chaetomium termophilum produziram altos níveis de enzimas amilolíticas em fermentação submersa tendo como fonte indutora casca de batata residual. A atividade enzimática em todos os experimentos foi monitorada pela medida da liberação de açúcares redutores (DNS). Em condição estacionaria de cultivo a produção enzimática por todos os fungos testados foi substancialmente maior que aquelas apresentadas em condição de cultivo sob agitação. A análise da composição química da casca de batata revelou a presença de 5% de lignina, 17% celulose, 14 % de hemicelulose além de 52 % de amido o que justifica o alto nível de enzimas sintetizadas. A análise de microscopia eletrônica de varredura mostrou a total hidrólise do amido presente na casca de mandioca quando incubadas com amilases de A. niveus, indicando que além de fonte de carbono indutora esse resíduo constitui uma excelente fonte de glicose, maltose e maltooligossacarídeos. A análise de atividade enzimática em PAGE do extrato bruto revelou a presença de quatro bandas proteicas com atividade amilolítica no filtrado de cultura de A. terréus, uma no de A. japonicus, duas no de A. caespitosus, duas no de Chaetomium termophilum, três no de A. niveus e duas no de A. phoenicis. Com esses resultados podemos considerar que a casca de batata constitui uma excelente fonte de carbono para a produção de amilases por fungos filamentosos, uma vez que diminui consideravelmente os custos de produção das enzimas e ao mesmo tempo minimiza os efeitos provocados pelo seu descarte no meio ambiente.


Palavras-chave:  Amilases, Fungos, Casca de batata, Fermentação, Resíduo