XXI ALAM
Resumo:994-1


Poster (Painel)
994-1Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) CARREADORAS DOS GENES pCVD432 E/OU aggR E A SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS
Autores:Cintya de Oliveira Souza (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - MS/SVS) ; Eveline Bezerra Sousa (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - MS/SVS) ; Daniela Cristiane da Cruz Rocha (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - MS/SVS) ; Ana Judith Pires Garcia Quaresma (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - MS/SVS) ; Edvaldo Carlos Brito Loureiro (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - MS/SVS)

Resumo

Introdução: A Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é considerada uma categoria emergente de E.coli diarreiogênica associada à diarreia aguda e crônica. O diagnóstico padrão para classificação de EAEC é a observação da aderência agregativa (AA) em cultura de células HEp-2, no entanto, a investigação do gene pCVD432(plasmídio AA) é utilizada como marcador molecular em estudos epidemiológicos que buscam esclarecer a associação de EAEC às diarreias. A pesquisa do gene pCVD432 em combinação com o gene aggR(ativador transcricional) e o padrão AA permitem a classificação de EAEC típica. O objetivo do presente estudo é observar a frequência dos genes pCVD432 e aggR em amostras de EAEC isoladas de casos diarreicos e controles no Estado do Pará, além conhecer a resistência aos antimicrobianos. Material e Métodos: A presença dos genes pCVD432 e aggR foi investigada entre 36 amostras de EAEC por meio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). As cepas EAEC O42 e E.coli K12DH5α foram utilizadas como controles positivo e negativo, respectivamente. Destas 36 amostras, 17 foram isoladas em 2001 e identificadas pelo teste de adesão em cultura de células HEp-2. As outras 19 amostras foram isoladas entre 2007 e 2010 e previamente identificadas como EAEC através da pesquisa do gene aggR pela PCR. As amostras, deste estudo, que apresentaram amplificação para os genes pCVD432 e/ou aggR foram submetidas ao teste de susceptibilidade antimicrobiana pelo método de difusão em sistema de disco. Resultados: Das 36 amostras investigadas, 14 (39%) confirmaram a presença dos genes pCVD432 e/ou aggR, sendo três (17%) das 17 amostras pesquisadas pelo teste de aderência e 11 (58%) das 19 anteriormente pesquisadas somente pelo gene aggR. A combinação gênica pCVD432 + aggR foi a mais frequente (50%-7/11) seguida de positividade somente para gene aggR (28%-4/11) e somente pCVD432 (23%-3/11). Das 14 amostras, 12 foram isoladas de casos diarreicos e, em apenas 2 ocasiões ocorreu associação com outros patógenos bacterianos. A resistência foi observada em 78,6% (11/14) das amostras com os maiores percentuais observados para ampicilina e sulfametoxazol-trimetoprim (71,43%), tetraciclina (64,29%) e cloranfenicol (28,57%). Foram identificados 8 modelos de resistência sendo 50% deles com 4 ou 5 drogas, entretanto, o modelo mais frequente apresentou apenas três antimicrobianos (AMP-STX-TE). Conclusão: A baixa frequência dos genes pCVD432 e aggR nas amostras avaliadas sugere que outros genes relacionados à virulência devem ser investigados e que a divergência entre os resultados antigos e recentes com o gene aggR pode estar associada a perda do gene devido ao processo de estocagem das amostras e será melhor investigado em estudos posteriores.


Palavras-chave:  EAEC, pCVD432, aggR, antimicrobianos, diarreia