XXI ALAM
Resumo:982-1


Poster (Painel)
982-1Investigação de genes de resistência aos carbapenêmicos e clonalidade de Pseudomonas aeruginosa isoladas em Belém, Pará, Brasil.
Autores:Marília Lima da Conceição (UEPA - Universidade do Estado do Pará / IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Eliseth Costa Oliveira de Matos (UFPA - Universidade Federal do Pará / IEC - Instituto Evandro Chagas / UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Wana Lailan Oliveira (UFPA - Universidade Federal do Pará / IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Ana Judith Garcia Quaresma (IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Irna Carla do Rosário Souza Carneiro (UEPA - Universidade do Estado do Pará / UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Roberta Fusco da Costa (IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Karla Valéria Batista Lima (IEC - Instituto Evandro Chagas / UEPA - Universidade do Estado do Pará)

Resumo

O bacilo Gram-negativo Pseudomonas aeruginosa é o principal patógeno associado a infecções respiratórias, urinárias e sanguíneas em pacientes imunocomprometidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil. Os carbapenêmicos constituem o tratamento empírico em infecções causadas por esta bactéria, no entanto seu uso está tornando-se limitado devido a crescente resistência provocada por diversos mecanismos, como a produção de β-lactamases, diminuição da permeabilidade celular e hiperexpressão de bombas de efluxo. Métodos moleculares são úteis, para detectar genes de resistência aos antimicrobianos e genotipar, contribuindo para esclarecer os mecanismos de resistência e as fontes de infecção deste microrganismo. Este trabalho propõe investigar genes de resistência aos carbapenêmicos e clonalidade das amostras investigadas. Foram analisados 25 isolados de P. aeruginosa provenientes de hemocultura, secreção traqueal, urina e swab retal coletados no ano de 2010 em Hospital de Referência em Belém. Para identificação de resistência, foi realizada PCR utilizando primers para os genes que codificam as metalo-β-lactamases (MβL) IMP, SPM e VIM. A extração, amplificação do DNA e análise genotípica para o Sistema DiversiLab foram realizadas segundo recomendações dos fabricantes (Mobio Laboratories e bioMérieux). Foi considerado padrão único cepas que apresentaram semelhança acima de 99% e padrões similares ou grupos aquelas acima de 97%. Dentre as amostras investigadas, três (12%) apresentaram resultado positivo para SPM, principal MβL encontrada em amostras clínicas de P. aeruginosa no Brasil. Dado de grande importância epidemiológica, devido a escassez de relatos acerca da detecção de genes relacionados à MβL na Região Norte. Encontrou-se 24 genótipos pelo DiversiLab, dois isolados, que compartilharam padrão único (SC036 e SC039) foram provenientes de UTI pediátrica e adulta. As três amostras que apresentaram positividade para SPM (SC007, SC036 e SC039) mostraram 95% de semelhança na análise genotípica. Este estudo representa um avanço no conhecimento epidemiológico a cerca deste microrganismo na região Norte, entretanto, estudos de controle do uso de antibióticos e de infecção hospitalar são necessários para o entendimento da aquisição de mecanismos de resistência em P. aeruginosa.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, carbapenêmicos, genes de resistência