XXI ALAM
Resumo:967-1


Poster (Painel)
967-1Avaliação do potencial antimicrobiano dos óleos essenciais Cymbopogon citratus (DC) Stapf e Zingiber officinale Roscoe frente a E. coli O157:H7 e Bacillus cereus
Autores:Juliana de Lima Marques (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Lisiane Martins Volcão (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Gladis Aver Ribeiro (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

A pesquisa por novos agentes antimicrobianos naturais para aplicação nas indústrias alimentícias vem se intensificando nos últimos tempos. Com base nisso, o objetivo do presente estudo foi avaliar a ação antibacteriana dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (DC) Stapf (conhecido como capim-limão) e Zingiber officinale Roscoe (conhecido como gengibre) frente a cepas bacterianas. Primeiramente, foi realizada a técnica de Difusão em Disco em duplicata. Os inóculos bacterianos foram padronizados na escala 0,5 de Mac Farland e semeados na superfície do ágar Brain Heart Infusion (BHI) com o auxílio de um swab estéril. Discos de papel-filtro foram dispostos na superfície do meio de cultura e 10 μL do óleo essencial puro foram adicionados sob os discos. As placas foram incubadas a 36°C por 24 horas e a leitura foi realizada medindo-se os halos de inibição em milímetros. Para a técnica de Microdiluição em Caldo, foram utilizadas placas de microtitulação onde foram adicionados em cada cavidade 180 μL da solução contendo meio+óleo, e 20 μL de inóculo. Para calcular a Concentração Inibitória Mínima (CIM), acrescentou-se em todas as cavidades das microplacas 20 μL de Cloreto de 2,3,5 – Trifenil Tetrazólio. A Concentração Bactericida Mínima (CBM) foi identificada a partir da retirada de 5 μL de cada diluição inibida, semeada em ágar BHI. Os resultados mostraram que os óleos foram capazes de inibir o crescimento bacteriano devido à formação de halos inibitórios. Em Bacillus cereus os halos inibitórios foram de 13 mm e 12 mm de diâmetro com o óleo de capim-limão e gengibre, respectivamente. Para E. coli O157:H7 os halos foram de 9 mm e 10 mm com o óleo de capim-limão e gengibre, respectivamente. Com relação à técnica de Microdiluição em Caldo, E. coli O157:H7 foi inibida por uma concentração de 6,25 μL.mL-1 do óleo essencial de capim-limão e 50 μL.mL-1 do óleo essencial de gengibre. Já para B. cereus, a CIM do óleo essencial de capim-limão se deu à concentração de 3,125 μL.mL-1 e 12,5 μL.mL-1 do óleo essencial de gengibre. Sendo assim, B. cereus mostrou-se mais sensível que E.coli O157:H7 frente aos óleos testados. A partir desses resultados, sugere-se que os óleos essenciais de capim-limão e gengibre poderiam servir como alternativa na substituição de produtos químicos por conservantes naturais em alimentos.


Palavras-chave:  Antibacteriano, Capim-limão, Gengibre, Óleos essenciais