XXI ALAM
Resumo:966-2


Poster (Painel)
966-2Produção de hidrolases de interesse industrial: celulase, lipase e protease por bactérias isoladas dos frutos da macaúba (Acrocomia aculeata)
Autores:Natália Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Spencer Silva Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fernanda Campos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Suzi Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rodrigo Matias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vera Lúcia Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Macaúba (Acrocomia aculeata) é conhecida pela propriedade oleaginosa do seu fruto, com potencial para produção de biodiesel, no entanto, têm sofrido pressões antrópicas com consequente desmate predatório, dessa forma, faz-se necessário a prospecção de micro-organismos associados aos frutos da Macaúba, a fim de desenvolver estratégias de conservação da espécie. Enzimas são utilizadas em campos da indústria, tais como detergente, têxtil e alimentos, além de atuarem como catalisadores na biotransformação de óleos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a produção de hidrolases de interesse industrial por bactérias isoladas dos frutos da Macaúba. Para isso, 94 isolados bacterianos foram inoculados em meio BHI, incubados a 37º C, e após 24h, 5µL da suspensão bacteriana padronizada (D.O a 625 nm: 0,05 a 0,08) foi inoculada em meios minerais contendo carboximetilcelulose (carboximetilcelulose 1%, Peptona 0,5%, Extrato de levedura 0,5%, NaCl 0,5%, KH2PO4 0,1%, agar 1,5%), óleo de oliva (Agar nutriente 8g/L, NaCl 0,4%, óleo de oliva 2,5%, Agar 2%) e caseína (Agar nutriente, Caseína 1%, Agar 2%) sendo então incubados a 37º C por 72h. A verificação da produção de celulase foi realizada por meio de solução vermelho congo 0,05% e lavado em seguida com NaCl 1M. A atividade de lipase e protease foram observadas por meio da presença de halo claro envolta da colônia após o período de incubação. Os experimentos foram realizados em duplicata. Dos 94 isolados testados 27,66% apresentaram produção de celulase, 31,91% apresentaram produção de protease, e 9,57% apresentaram atividade de lipase. Estes isolados mostraram-se bastante promissores para produção de hidrolases. Este é o primeiro trabalho que relata a atividade enzimática dos micro-organismos associados à Macaúba. Dessa forma, fica evidente a importância do estudo destes micro-organismos em trabalhos de bioprospecção.


Palavras-chave:  Acrocomia aculeata, macaúba, celulase, lipase, protease