XXI ALAM
Resumo:965-2


Poster (Painel)
965-2ESTUDO DO PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS E DA PREVALÊNCIA DE GENES DE RESISTÊNCIA A β-LACTÂMICOS (blaTEM, blaSHV e blaCTX-M ) EM ENTEROBACTERIACEAES ISOLADAS NAS ÁGUAS DO ARROIO DILÚVIO
Autores:Daniele Vargas de Oliveira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Tiele da Silva Carvalho (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aline Weber Medeiros (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Sueli Teresinha Van Der Sand (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O Arroio Dilúvio faz parte de uma importante bacia hidrográfica do município de Porto Alegre/RS, possuindo 17.605m de extensão, nascendo no município de Viamão e desaguando no Lago Guaíba, o qual serve para abastecimento de água para toda a cidade. O Arroio recebe vários tipos de dejetos oriundos de esgoto pluvial, doméstico e hospitalar. Dessa forma, recebe uma população microbiana diversificada, podendo alguns destes microrganismos apresentarem resistência a diferentes antimicrobianos e, portanto, atuar como possíveis disseminadores de genes de resistência. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar bactérias da família Enterobacteriaceae isoladas nas águas do Arroio Dilúvio, de acordo com o seu perfil de resistência a antimicrobianos e detectar a presença de genes de resistência a &beta-lactâmicos, utilizando PCR. Os isolados foram coletados em cinco pontos ao longo do Arroio, nas diferentes estações do ano. As amostras passaram por isolamento e esgotamento da população bacteriana através da semeadura em placas, contendo diferentes meios de cultura seletivos. A triagem e a caracterização do perfil de resistência foi realizado através do método de difusão em agar utilizando discos antibióticos de diferentes classes: AMC (10μg), AMP (30μg), ATM (30 μg), CAZ(30 μg), CFL (30μg) CFO (30μg), CIP (5μg), CLO(30μg), CRO (30μg), CTX (30 μg), EST (10μg), GEN (10μg), IMP (10μg), NIT (300μg), NOR (10μg), SUT (25μg) e TET (30μg). Aproximadamente 67% dos isolados das coletas 1 e 3, 52% dos isolados da coleta 2 e mais de 95% da coleta 4 foram resistentes a pelo menos dois antimicrobianos e esses foram submetidos a análise dos genes de resistência. Os genes de resistência foram detectados em 45,16% (28/62) dos isolados a presença de algum dos genes: blaTEM, blaCTX-M e/ou blaSHV. Dentre estes 33,87% (21/62) foram positivos para o gene blaTEM, 9,67% (6/62) para o gene blaSHV, 1,61 % (1/ 62) para o gene blaCTX-M e 3,22% (2/62) apresentaram os genes blaTEM e blaSHV.


Palavras-chave:  Arroio Dilúvio, Genes de resistência, blaTEM, blaSHV, blaCTX-M