XXI ALAM
Resumo:965-1


Poster (Painel)
965-1AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS ISOLADAS NAS ÁGUAS DO ARROIO DILÚVIO
Autores:Daniele Vargas de Oliveira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Tiele da Silva Carvalho (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Julie Graziela Zanin (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aline Weber Medeiros (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Sueli Terezinha Van Der Sand (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Em Porto Alegre são delimitadas 27 sub-bacias hidrográficas, sendo a do Arroio Dilúvio a mais importante, onde o seu curso principal possui 17.605 m de extensão, e no decorrer deste que nasce nas serranias de Viamão, recebe o aporte das águas de alguns arroios menores, abastece a Barragem Lomba do Sabão e deságua no Lago Guaíba, percorrendo 10 bairros urbanizados. O uso indiscriminado de antimicrobianos tem favorecido o surgimento cada vez mais frequente de bactéria resistente a essas drogas o que dificulta o tratamento de doenças infecciosas causadas por esses microrganismos. Desta forma se fez necessário avaliar a diversidade microbiológica nas águas do Arroio Dilúvio no decorrer de seu curso, buscando identificar e caracterizar a população bacteriana Gram negativa de acordo com o seu perfil de resistência a antimicrobianos. As amostras foram coletadas em cinco pontos, desde a nascente até a foz. As amostras coletadas passaram por isolamento e esgotamento da população bacteriana através da semeadura em placas contendo diferentes meios de cultura seletivos, totalizando 87 isolados. Após foi realizada a identificação utilizando provas bioquímicas. Foram identificadas 66 bactérias Gram negativas. Houve uma prevalência de bactérias da família das Enterobacteriaceae, representando 75% das bactérias identificadas, onde a espécie predominante foi a Escherichia coli, seguida pela Klebsiella pneumoniae. Para a caracterização do perfil de susceptibilidade utilizamos o método de difusão em disco utilizando os seguintes antibióticos: AMC (10μg), AMP (30μg), CFL (30μg), CFO (30μg), CIP (5μg), CLO (30μg), CRO (30μg), EST (10μg), GEN(10μg) , IMP (10μg), NIT (30μg), NOR (10μg), SUT (25μg) e TET (30μg). Para a 1a e a 3a coleta foi observado que 66,66% das amostras foram resistentes a 2 ou mais antibióticos; na 2a coleta 58% e na 4a coleta, 95,45% foram resistentes a pelo menos dois antibióticos.


Palavras-chave:  Arroio Dilúvio, Diversidade microbiana, Resistência a antimicrobianos