XXI ALAM
Resumo:959-3


Poster (Painel)
959-3Análise do perfil de susceptibilidade à vancomicina em isolados clínicos de Staphylococcus spp provenientes de um Hospital Universitário em Recife-PE
Autores:Jailton Lobo da Costa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Stephanie Targino Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Mariana Luiza dos Santos (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Franz de Assis dos Santos (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rayanne de Araújo Lima E Brito (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Tharcia Karine Santana (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Marcelle Aquino Rabelo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lilian Rodrigues Alves (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ana Catarina de Souza Lopes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ivanize da Silva Aca (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A vancomicina é a considerada a droga de escolha no tratamento das infecções causadas por Staphylococcus spp resistentes à meticilina (MRS). O uso indiscriminado da vancomicina na terapêutica de infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS) favoreceu o surgimento de cepas estafilocócicas resistentes a este fármaco, fazendo-se necessária a pesquisa sistemática de isolados resistentes a este glicopepitídeo. O objetivo deste estudo foi identificar Staphylococcus spp resistente à vancomicina em pacientes ambientados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, procedentes de diversos setores do referido hospital, no período de maio a julho de 2012. Os isolados bacterianos oriundos de diversas secreções, dentre elas a secreção traqueal, ponta de cateter e sangue foram identificados pela morfologia e arranjo celular, além da realização de provas bioquímicas como prova da coagulase, o teste de DNase e fermentação do manitol. A susceptibilidade à vancomicina foi obtida através da técnica de screening em Agar infusão de cérebro e coração (Agar BHI) suplementado com 6µg/mL de vancomicina e também pelo sistema automatizado (Phoenix - BD®). Foram analisados 37 isolados de Staphylococcus spp. e, dentre estes, 16,2% (6/37) foram resistentes à vancomicina através do screening, enquanto pelo método automatizado foram encontrados apenas 8,1% (3/37). Segundo critérios do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, 2011), o screening de vancomicina é o método de escolha na detecção de isolados resistentes. Desta forma, os resultados obtidos sugerem que o método automatizado apresentou resultados falso-negativos, ressaltando-se a importância da correta identificação de Staphylococcus spp. resistentes à vancomicina, visando um maior cuidado na escolha da conduta terapêutica.


Palavras-chave:  Staphylococcus spp., Resistência, Vancomicina