XXI ALAM
Resumo:959-2


Poster (Painel)
959-2Pesquisa de metalo-β-lactamase (MβL) pela técnica de aproximação de disco em isolados de Pseudomonas aeruginosa provenientes de um hospital universitário de Recife-PE
Autores:Jailton Lobo da Costa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lilian Rodrigues Alves (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Marcelle Aquino Rabelo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Armando Monteiro Bezerra Neto (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Ana Catarina de Souza Lopes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é o principal bacilo Gram negativo não fermentador associado a infecções hospitalares em pacientes imunocomprometidos. Este patógeno, essencialmente oportunista, apresenta diversos mecanismos de resistência aos antimicrobianos, o que limita as opções terapêuticas. A resistência aos carbapenêmicos e as cefalosporinas apresentada por este bacilo está diretamente relacionada com a produção da enzima metalo-β-lactamase (MβL) que possui a capacidade de hidrolisar e, assim, inativar estes antimicrobianos. O objetivo do presente estudo foi detectar fenotipicamente a produção de enzima MβL em isolados clínicos de P. aeruginosa resistentes a ceftazidima (CAZ) e/ou imipenem (IPM) provenientes de um hospital universitário de Recife-PE entre os anos de 2011 e 2012. Durante o período avaliado foram coletados quarenta e cinco isolados de P. aeruginosa provenientes de diversos setores do hospital. As principais fontes de isolamento foram culturas de secreções e sangue. Para a pesquisa de MβL nos catorze isolados selecionados pelo perfil de susceptibilidade segundo critérios do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, 2011), foi utilizada a técnica de aproximação de disco com ácido 2-mercaptopropiônico (2-MPA), que consiste na deposição de dois discos de CAZ equidistantes 5cm , sobre a superfície da placa de Agar Muller-Hinton semeada com o inóculo de P. aeruginosa, e ao lado de um destes discos foi colocado um disco de papel filtro estéril embebido em 2 µl de 2-MPA a uma distância de 2,5cm. Em seguida, as placas foram incubadas em estufa a 37°C e lidas com 24 horas. A detecção fenotípica de MβL foi observada em 78,6% (11/14) dos isolados. A capacidade de produção de MβL por estes micro-organismos tem sido detectada com elevada frequência em hospitais da cidade do Recife nos últimos anos. Tais resultados demonstram que a disseminação de P. aeruginosa produtora de MβL é um dado relevante para estes hospitais, inferindo a necessidade de uma aplicação mais rigorosa das medidas de controle de infecção hospitalar, visando reduzir os custos e os danos provocados por este tipo de infecção, principalmente em pacientes graves.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, metalo-β-lactamase (MβL), Infecção hospitalar