XXI ALAM
Resumo:951-2


Poster (Painel)
951-2Comparação da técnica de Petrifilm® e de esfregaço em superfície para avaliação da contaminação microbiológica de equipamentos e acessórios usados na radiologia odontológica
Autores:Naiana Nolasco de Lima Damasceno (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Carolina dos Santos Fernandes da Silva (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Aline Siqueira Ferreira (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Karina Lopes Devito (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Microrganismos presentes no sangue e na saliva podem representar um perigo na obtenção de radiografias odontológicas, uma vez que a contaminação cruzada de equipamentos e acessórios com fluidos biológicos é muitas vezes negligenciada. Para verificar os riscos de infecção após tomada radiográfica, os métodos diagnóstico de isolamento de microrganismos tem sido frequentemente avaliados. O objetivo deste estudo foi comparar duas metodologias para avaliação do índice de contaminação microbiológica dos equipamentos de radiografia intrabucal digital das Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora- MG. As amostras foram coletadas dos aparelhos de raios X periapical digital, em dois momentos (antes e depois dos atendimentos odontológicos), pela técnica de carimbo em superfície com Petrifilm® e pela técnica de esfregaço em superfície com swab (método convencional). Os microrganismos pesquisados foram: bolores/ leveduras, enterobactérias, Staphylococcus sp. e Streptococcus sp. Os métodos foram comparados por testes estatísticos do programa SPSS para avaliação da sensibilidade. Na técnica de carimbo com Petrifilm® foram recuperadas 85 espécimes, das quais 30 (35,3%) foram identificadas presuntivamente como Staphylococcus sp, 23 (27%) identificadas como enterobactérias e 32 (37,7%) como bolores e leveduras. Pela técnica de esfregaço em superfície, 57 espécimes foram recuperadas: 11 (19,3%) Staphylococcus sp, 9 (15,8%) enterobactérias e 37 (64,9%) bolores e leveduras. Não foram recuperadas amostras de Streptococcus sp. Os testes estatísticos não evidenciaram diferença significativa entre a contagem referente aos momentos “antes e depois” pela técnica de carimbo com Petrifilm® e método convencional. No entanto, o índice kappa de correlação evidenciou que para a recuperação de bactérias, de maneira geral, o método de carimbo com Petrifilm® parece ser mais sensível do que o convencional, enquanto que para recuperação de bolores e leveduras, os dois métodos não foram correlacionáveis. A interpretação da contaminação de equipamentos radiográficos é influenciada pelo método de isolamento microbiano empregado. A comparação das técnicas de carimbo com Petrifilm® e de esfregaço em superfície evidenciou diferença na recuperação de amostras bacterianas, o que não ocorreu para amostras fúngicas.


Palavras-chave:  Aparelho raio X digital, Contaminação microbiológica, Petrifilm