XXI ALAM
Resumo:946-2


Poster (Painel)
946-2Isolamento e caracterização de Salmonella sp. presente em amostras fecais coletadas em hospitais públicos da cidade de Manaus, Amazonas.
Autores:Carolinie Batista Nobre da Cruz (ILMD - Instituto Leônidas e Maria Deane) ; Andréia Santa Rita Machado (ILMD - Instituto Leônidas e Maria Deane) ; Ivanildes Santos (ILMD - Instituto Leônidas e Maria Deane) ; Karen Campos Balieiro (ILMD - Instituto Leônidas e Maria Deane) ; Patricia Puccinelli Orlandi Nogueira (ILMD - Instituto Leônidas e Maria Deane)

Resumo

O gênero Salmonella pertence à família Enterobacteriaceae e compreende bacilos Gram-negativos, não produtores de esporos, anaeróbios facultativos, produtores de gás a partir da glicose, exceto S. Typhi. As salmonelas apresentam grande plasticidade genética que lhes permite viver em diferentes habitats, fazendo parte da flora normal de muitos animais. No ano 2000 foram estimados mais de 2,16 milhões de casos de febre tifoide em todo o mundo, resultando em 216 mil mortes, no Brasil, ocorrem de forma endêmica, com superposição de epidemias, especialmente no norte e nordeste, sendo associada a baixos níveis socioeconômicos e de saneamento básico. Este trabalho teve como objetivo descrever as características fenotípicas e genotípicas de Salmonella isolada de crianças com o quadro clínico de diarreia. Foram coletadas 303 amostras fecais de crianças atendidas em dois hospitais infantis de duas zonas geográficas da cidade de Manaus. As amostras foram crescidas imediatamente em meio líquido contendo o Tetrationado de sódio e após incubação a 370 por 24 horas foram semeadas em meio seletivos para Salmonella. Posteriormente foram selecionadas colônias com as características morfológicas para Salmonella e semeadas em meios bioquímicos EPM, MILI, Citrato de Simmons, Arginina, Lisina e Ornitina para a caracterização fenotípica, em seguida foi realizada a amplificação e o sequenciamento do gene 16S rRNA. Dentre as amostras analisadas foram identificadas 15 pacientes positivos para Salmonella sp. sendo que 5 pacientes possuíam o sorovar S. Choleraesius. Estas 15 cepas foram genotipadas para os genes de virulência slyA, invA, sfd, fimA, phoP, spvC, sdfA, fliC, agfA e aceK, 100% das amostras foram positivas para os genes invA, fimA e fliC, 33% para spvC, 26,7% para sfd e 20% sfa, sendo importante destacar que a amostra do paciente 14 apresentou positividade para todos os genes de virulência. Os fatores de virulência das salmonelas são complexos, incluindo presença de flagelos e fimbrias, mobilidade, produção de citotoxinas, e substancias capazes de causar danos ao organismo. Deve-se destacar também a necessidade de um contínuo monitoramento sobre a presença e distribuição deste microrganismo tanto em humanos como em fontes não humana, podendo contribuir para a redução de mobilidade e mortalidade associada à espécie de Salmonella sp. na cidade de Manaus.


Palavras-chave:  Salmonella sp., genes de virulência, diarreia infantil