XXI ALAM
Resumo:943-1


Prêmio
943-1Influência do detergente em pó e de co-substratos na diversidade microbiana de reator anaeróbio de leito fluidificado
Autores:Filipe Vasconcelos Ferreira (EESC-SHS-USP - Escola de Engenharia de São Carlos - SHS - USP) ; Thaís Zaninetti Macedo (EESC-SHS-USP - Escola de Engenharia de São Carlos - SHS - USP) ; Edson Luiz Silva (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Dep. de Eng. Química) ; Isabel K. Sakamoto (EESC-SHS-USP - Escola de Engenharia de São Carlos - SHS - USP) ; Maria Bernadete Amâncio Varesche (EESC-SHS-USP - Escola de Engenharia de São Carlos - SHS - USP)

Resumo

O alquilbenzeno linear sulfonado (LAS) é o principal componente na formulação de detergentes e outros agentes de limpeza. No presente trabalho, a partir de amostras microbiológicas retiradas de reator anaeróbio de leito fluidificado (RALF) utilizado na remoção de detergente em pó, foram realizados DGGE (Denaturing Gradient Gel Electrophoresis)e sequenciamento (gene RNAr 16S) a fim de verificar a variação temporal da comunidade microbiana e identificar os possíveis microrganismos, respectivamente. O RALF com areia como material suporte foi inoculado com lodo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) e operado com tempo de detenção hidráulica (TDH) de 15 horas durante 247 dias. Substrato sintético simulando esgoto sanitário foi empregado no reator, cuja composição incluía solução de sais, bicarbonato de sódio, sabão em pó comercial, extrato de levedura e co-substratos como sacarose e/ou etanol. A operação do RALF foi dividida em cinco fases: (1) imobilização da biomassa em circuito fechado; (2) etapa I com sacarose e etanol (50/50%), sem adição de sabão em pó e circuito aberto; (3) etapa II com sacarose e etanol (50/50%) e 6,8±2,1mg/L de LAS em circuito aberto; (4) etapa III com sacarose e etanol (50/50%) e 14,3±1,5 mg/L de LAS em circuito aberto; (5) etapa IV com apenas sacarose como co-substrato e 16,4±2,5 mg/L de LAS em circuito aberto. Amostras de biomassa de todas as etapas foram retiradas da parte superior do reator e biofilme para realização do DGGE que foi analisado com auxílio do software Bionumerics. O sequenciamento foi realizado apenas para amostra de biomassa da areia da etapa IV para o domínio Bacteria. Diferentes populações microbianas foram observadas nas distintas etapas de operação do reator. Diferenças entre as comunidades microbianas nos perfis de bandas do DGGE se deram em virtude da presença e da concentração de LAS e dos diferentes co-substratos. Microrganismos pertencentes aos filos Proteobacteria (72%), Acidobacteria (3%), Synergistetes (3%), Bacteroidetes (6,3%) e Firmicutes (6,3%) foram identificados no biofilme do material suporte. A maioria das sequencias foi relacionada à família Rhodocyclaceae cujos membros são capazes de degradar compostos aromáticos como o LAS. A presença e a frequência de determinados grupos de microrganismos foram diretamente influenciados pelo LAS e pelos co-substratos.


Palavras-chave:  detergente em pó, co-substratos, RALF, DGGE, sequenciamento