XXI ALAM
Resumo:941-1


Poster (Painel)
941-1Avaliação da atividade antifúngica de compostos isolados do óleo de Pterodon pubescens BENTH em cepas do gênero Candida
Autores:Fabiana Paganotti Roque (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Paula Cristina Aníbal (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Mary Ann Foglio (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; José Francisco Höfling (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Leveduras do gênero Candida são organismos comensais que colonizam a flora microbiana da cavidade oral, pele, trato gastrointestinal e urogenital. Em indivíduos imunocomprometidos podem causar diversas doenças, entre elas a candidose oral. Atualmente, cepas resistentes a agentes antimicrobianos são a principal causa de infecções, como a candidíase sistêmica, caracterizada pela disseminação através da corrente sanguínea e infecção de órgãos internos, que podem levar o indivíduo à morte. Dessa forma torna-se importante do desenvolvimento de pesquisas com plantas para a descoberta de novos agentes antimicrobianos, uma vez que elas produzem compostos e substâncias com ação antimicrobiana proporcionando produção de fitomedicamentos.OBJETIVO: Avaliar a ação antifúngica do óleo da semente de Pterodon pubescens sobre cinco cepas do gênero Candida spp.. MATERIAS E MÉTODOS: As sementes de Pterodon pubescens foram moídas com gelo seco utilizando um liquidificador industrial, posteriormente o óleo foi extraído com diclorometano utilizando-se o Extrator de Soxhlet. Após a obtenção do extrato bruto foi realizado o fracionamento através da Cromatografia em Coluna Filtrante, Cromatografia em Coluna Clássica (CCC) e Cromatografia em Camada Delgada para acompanhar o fracionamento do extrato. Para testar a ação dos compostos isolados do extrato nas cepas de C. albicans (CBS 562),C. tropicalis (CBS 94), C. krusei (CBS 573), C. parapsilosis (CBS 604) e C. glabrata (IZ 07) foi realizado o método de Concentração Inibitória Mínima (CIM) seguindo as recomendações do protocolo M27-A2 (NCCLS 2002 – atual CLSI). RESULTADOS: Foram obtidas 300 frações que resultaram dois compostos polares. Observou-se que um dos compostos obtidos da fração do óleo de P. pubescens inibiu o crescimento das cepas de Candida. CONCLUSÃO: O óleo de P. pubescens possui compostos polares que tiveram ação fungistática.


Palavras-chave:  Candida, Pterodon pubescens, antifúngicos