XXI ALAM
Resumo:931-1


Poster (Painel)
931-1Identificação de espécies do gênero Enterococcus e do complexo Streptococcus bovis/equinus utilizando a metodologia de MALDI-TOF MS
Autores:Paulo Guilherme Markus Lopes (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Keli Cristine Reiter Moreira (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Thiago Galvão da Silva Paim (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Caio Fernando de Oliveira (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Resumo

Introdução: A metodologia Matrix-Assisted Laser Desorption/ionization Time-Of-Flight (MALDI-TOF) Mass Spectroscopy (MS) tem demonstrado excelente acurácia na identificação de bactérias com relevância clínica. A correta identificação está condicionada ao reconhecimento dos padrões espectroscópicos de proteínas característicos e conservados para as distintas espécies e subespécies bacterianas. Logo, realizamos um estudo comparativo entre os métodos fenotípicos de identificação bacteriana e MALDI-TOF MS. Objetivo: Comparar uma metodologia espécie-especifica baseada no espectro de massas de proteínas bacterianas (MALDI-TOF MS) com a metodologia fenotípica convencional na identificação de cocos gram-positivos no laboratório clínico. Casuística e métodos: A amostra foi composta de isolados clínicos do gênero Enterococcus (n=37) e do complexo Streptococcus bovis/equinus (n=8), além de sete cepas padrão ATCC (E. faecalis ATCC 29212, S. gallolyticus ATCC 9809, S. agalactie ATCC 13813, S. oralis ATCC 10557, S. salivarus ATCC 7073 e S. mutans ATCC 25175 e S. parasanguinis ATCC 903). A identificação convencional foi realizada baseada em provas bioquímicas como produção ácida, capacidade de crescimento, atividades enzimáticas entre outras. Os ensaios de MALDI-TOF MS foram realizados no VITEK® MS (bioMérieux, Marcy l'Etoile, França) Resultados e conclusões: A identificação bacteriana pelo método de espectrometria de massas obteve 100% de concordância com a metodologia fenotípica convencional para todas as amostras analisadas, incluindo os isolados clínicos e as cepas padrão ATCC. Os isolados clínicos do complexo S. bovis/equinus assim como a cepa padrão ATCC 9809 puderam ser identificados em nível de subespécies através da metodologia MALDI-TOF MS e concordaram com a classificação em biótipos (I, II/1 e II/2) anteriormente definida pela análise fenotípica. Foram identificados cinco isolados como S. gallolyticus spp gallolyticus, dois S. gallolyticus spp pasteurianus e um S. infantarius spp coli. Nos isolados clínicos do gênero Enterococcus puderam ser identificadas cinco espécies: E. hirae, E. gallinarum, E. casseliflavus, E. faecium e E. faecalis. Embora o nível de concordância tenha sido pleno, ainda se faz necessário avaliar o grau de especificidade em uma amostra com maior número de isolados do gênero Streptococcus, especialmente do complexo S. bovis/equinus.


Palavras-chave:  Enterococcus sp., MALDI-TOF MS, Streptococcus bovis/equinus